Sindisat recorre ao TCU por indenização pela migração da banda C estendida

O Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat) recorreu ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que a indenização defendida pelo segmento por conta da liberação da banda C estendida seja incluída no edital de 5G. Caso isso não seja atendido, a entidade não descarta uma judicialização por parte das satelitais.

"Levamos a questão ao TCU, pois eles têm que prezar a sobre segurança jurídica do edital", revelou o presidente do Sindisat, Luiz Otávio Prates, durante evento virtual promovido pela SSPI Brasil nesta quinta-feira, 20.

Segundo o dirigente, o Sindisat foi habilitado formalmente como interessada no processo junto ao tribunal de contas. "Estamos sendo formalmente ouvidos e estivemos em algumas reuniões trazendo esse entendimento".

Notícias relacionadas

De acordo com Prates, a intenção da entidade não é bater de frente com a Anatel, que não incluiu no edital o ressarcimento sobre investimentos não depreciados realizados pelas operadoras de satélite na banda C estendida (3,625-3,700 GHZ). Em vez disso, o Sindisat acredita que um parecer diferente do TCU daria tranquilidade para a agência mudar de ideia.

"A Anatel tomou essa decisão após parecer da procuradoria dizendo que não cabia [a indenização], então entendo a cautela do conselho. Talvez com TCU entendendo, e a gente espera que ele entenda, isso possa trazer conforto para a Anatel", argumentou Prates.

Na proposta de edital aprovada pela agência, está previsto apenas o ressarcimento pelos custos diretos de mitigação das interferências e limpeza da faixa pelas estações de banda C já instaladas. A parte em questão da banda C estendida está saindo das mãos do segmento satelital para suportar serviços 5G após o leilão programado pela Anatel.

Judicialização

Um risco de judicialização também foi citado pelo Sindisat caso o pleito pelo ressarcimento não seja considerado. "Ninguém discute a retirada da banda C estendida, que é um direito do estado, mas temos o direito à indenização. Não podemos garantir que esse assunto não vá para a Justiça caso alguma empresa entenda que os direitos não estão sendo preservados". A SES é um exemplo de companhia que emitiu sinalizações neste sentido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!