MP de meios de pagamento pode obrigar a revisão de acordos existentes

A Medida Provisória (MP) 615 publicada nesta segunda, 20, pelo governo traz os princípios que deverão ser respeitados para o serviço de pagamento pelo celular, entre eles a interoperabilidade entre as plataformas, que estão sendo chamadas de "arranjos de pagamento" e o acesso não discriminatório à infraestrutura necessária ao funcionamento do serviço.

Notícias relacionadas
De acordo com o diretor de política monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes, "arranjo de pagamento" é toda a cadeia de valor que envolve o pagamento por meios eletrônicos. A MP, ele explica, é a norma que traz os conceitos para regular um setor que cresceu e que não estava amparado pelas regras atuais do Banco Central, como inclusive a rede de adquirência dos cartões de crédito, e os pagamentos eletrônicos de modo geral, seja pelo celular ou pela Internet.

A MP deverá ser regulamentada em 180 dias pelo Banco Central de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Desde já, entretanto, ficou estabelecido que o BC poderá estabelecer prazos para a adequação dos "arranjos de pagamentos" existentes. A questão é que os acordos atuais, até onde se tem conhecimento, são bilaterais, portanto, ferem o princípio da interoperabilidade. "Vai ser dado um tempo para o mercado se adaptar", garante Mendes.

"Esperamos que a regulamentação venha resolver esse problema que nós temos de ilhas, de a operadora 'A' só funcionar com o emissor 'B', por exemplo. Haverá um processo de regulamentação em que todos os atores serão ouvidos", afirma o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão. Ele explica que a regulamentação será continuidade do trabalho do grupo (que envolve também as teles e os bancos) criado para produzir a MP.

Hoje, de modo geral, o mercado é formado por acordos bilaterais entre teles e bandeiras de cartão de crédito e bancos. A Vivo tem uma joint-venture com a MasterCard. A Oi tem uma parceria com a Cielo e o Banco do Brasil. A Claro está com o Bradesco e a TIM tem uma parceria com o ItauCard.

Embora a regulamentação possa afetar o modelo de negócio existente, a expectativa do governo é de que, com as regras definidas, o efeito seja de estímulo para que o serviço prospere. "A diferença é que agora as empresas têm um ambiente melhor definido, por isso a expectativa é positiva", diz ele.

Segundo Martinhão, uma das operadoras estima que terá até o meio do ano que vem o serviço disponível para toda a sua base. Transportando a previsão para todo o mercado, o secretário estima que "no curto prazo", o serviço pode estar disponível para 130 milhões de usuários.

Inclusão financeira

Um dos objetivos do governo com a norma é possibilitar a inclusão financeira de não bancarizados. Em vez de fazer o pagamento em dinheiro, uma empresa poderia realizar esse pagamento através do celular. "A norma permitirá a uma quantidade grande de pessoas, que hoje estão alheias ao sistema financeiro, ter acesso a um sistema eletrônico de pagamento", diz Martinhão.

O sistema funcionará da seguinte maneira. O usuário terá uma conta virtual – que na MP é chamada de conta de pagamento – onde será depositada determinada quantia, o cash-in, no jargão financeiro. Para transformar o dinheiro virtual em dinheiro real (cash-out), o usuário vai até um correspondente bancário qualquer (Lotéricas, Correios etc.) ou à rede de recargas de celular e através de SMS (mas a norma não exclui outras tecnologias) "saca" a quantia da sua conta virtual. Será estabelecido um valor mínimo e máximo por transação, bem como um valor máximo que cada um poderá ter na sua conta de pagamento. Segundo Martinhão, as operadoras têm um estudo que mostra que 83% das transações existentes hoje são de até R$ 20.

A utilização mais imediata, na visão do diretor do BC, é a transferência de recursos pessoa a pessoa; depois apareceriam os pagamentos a serviços, como táxi,  e, no futuro, o sistema poderia ser usado pelo próprio governo para o pagamento dos programas sociais, como o Bolsa Família. Para o secretário do Minicom, será tão fácil quanto recarregar um celular pré-pago. "Hoje são enviados mais de 860 milhões de SMS e 8 milhões de recarga de celular por dia. A gente acredita que a população está preparada para utilizar o serviço", afirma Martinhão.

Segurança

A MP traz alguns dispositivos que protegem os recursos dos usuários. Esses recursos constituem patrimônio separado que não se confunde com o da instituição de pagamento; não podem ser objeto de arresto em função de débitos da instituição de pagamento, nem compõem o seu ativo para fins de liquidação judicial ou extrajudicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!