O country manager da Qualcomm, Paulo Breviglieri, detalhou durante sua apresentação no 8º Tela Viva Móvel a estratégia da empresa com o lançamento da suíte Plaza, composta pelo Plaza Internet e pelo Plaza Retail, para distribuição de aplicativos por celular.
São, em resumo, duas lojas de vendas de aplicativos – a serem exploradoras pelas operadoras ou outro agente – através das quais os desenvolvedores poderão disponibilizar seus softwares. A plataforma é agnóstica em relação ao sistema operacional e à tecnologia do aparelho. A Qualcomm testa todos os aplicativos ou widgets antes de disponibilizá-los na plataforma. O Plaza Retail é a plataforma voltada para a criação de uma loja de aplicativos, enquanto no Plaza Internet concentram-se os widgets. Breviglieri reconhece que a diferença entre os dois conceitos é tênue, mas para a Qualcomm os widgets são aplicativos que servem para buscar conteúdo na internet, enquanto os aplicativos podem levar ao conteúdo na internet ou não.
Uma característica importante das plataformas é que cada operadora é que vai decidir a forma como a loja virtual será apresentada para o usuário. Dessa forma, a mesma plataforma poderá ser usada por várias operadoras no mesmo país. "É uma iniciativa de 'desintermediação'. Aqueles agentes que tinham alguma ingerência sobre o conteúdo vão perdendo esse controle. Queremos simplificar o acesso ao conteúdo com esse conceito de loja virtual", explica Breviglieri. Outra novidade que deve despertar algum interesse para os usuários é que em caso de troca do aparelho todos os aplicativos comprados podem ser carregados no novo aparelho. Além disso, o usuário tem uma conta com senha, através da qual ele pode acessar e interagir com a loja a partir de um computador com internet. "Dentro de instantes os aplicativos comprados pelo PC já podem ser usados no celular", diz ele. As plataformas também trazem o conceito de recomendação. Ou seja: é sugerido aos usuários novos aplicativos que possam interessá-lo baseado nas compras anteriores.
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