19% dos usuários brasileiros consomem SVA, diz Nielsen

Do total de usuários de telefonia celular no Brasil, 19% utilizam serviços de valor adicionado (SVA), revela uma pesquisa realizada pela Nielsen com 5 mil brasileiros durante o quarto trimestre do ano passado. De acordo com a empresa, 16% dos assinantes de telefonia móvel no País usam o celular apenas para fazer e receber ligações. Outros 28% utilizam voz e mensagem de texto somente. E 37% usam voz, SMS e também funcionalidades embarcadas no celular e que não demandam conexão de rede, como câmera, MP3 player etc. Os 19% restantes são aqueles que, além disso tudo, também usam SVA. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 20, por José Reinaldo Riscal, gerente de desenvolvimento de negócios da Nielsen, durante o 8º Tela Viva Móvel, evento organizado pela Converge Comunicações. Há mais de 153 milhões de linhas móveis em serviço no Brasil, distribuídas entre 94 milhões de pessoas, ou 52% da população, disse Riscal.
A pesquisa revelou também um raio X do perfil do usuário de SVA. A proporção entre homens e mulheres, por exemplo, é igual: 50% cada. A grande maioria é formada por jovens: 24% têm entre 15 e 24 anos e 39% têm entre 25 e 34 anos. A pesquisa não entrevistou pessoas com menos de 15 anos. Surpreende a proporção de usuários de SVA que pertencem à classe C: 45%. Outros 33% são da classe B e 7% da classe A.
O estudo da Nielsen perguntou aos entrevistados se possuiam diversos aparelhos eletrônicos, como DVD, MP3 player etc. Os percentuais foram muito maiores entre os usuários de SVA, o que demonstra, ao mesmo tempo, melhor poder aquisitivo e especial interesse em tecnologia: 90% têm DVD; 70%, CD player; 51%, mp3 player; 47%, desktop; 46%, câmera digital; 38%, console de videogame; 10%. notebook; e 4%, celulares 3G.

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O gasto mensal declarado com telefonia celular também é maior entre aqueles que usam SVAs: R$ 43,93. O menor gasto médio mensal é entre aqueles que usam o aparelho apenas para voz: R$ 36,67.
A pesquisa revelou que o usuário de SVA é o mais crítico e um dos mais insatisfeitos em relação aos serviços prestados pelas operadoras móveis. Entre eles é maior o percentual de assinantes que pensam em trocar de operadora nos próximos 12 meses.
Custo
Para Riscal, o principal obstáculo a ser vencido pelas operadoras brasileiras hoje no sentido de desenvolver o mercado de SVA é conseguir reduzir o preço do tráfego de dados. "O custo de acesso alto é um importante limitador à expansão desses serviços", disse o executivo.

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