Já foram apontados três nomes que devem ser indicados para ocupar temporariamente o conselho de administração da Oi, até que um novo colegiado seja empossado refletindo a nova estrutura acionária da operadora pós recuperação judicial.
Os possíveis novos conselheiros foram apresentados na Assembleia Geral de Credores (AGC) iniciada nessa quinta-feira, 18, durante a qual também foi aprovado o Plano de Recuperação Judicial da Oi – que agora aguarda homologação judicial.
De acordo com os documentos da AGC, a companhia se comprometeu a obter as autorizações necessárias dos órgãos reguladores para que os três novos membros possam assumir oficialmente os cargos no Conselho de Administração. Se isso der certo, eles vão substituir os atuais membros que ocupam o atual conselho da Oi, o que deve ocorrer em até dez dias após a data de homologação do Plano de Recuperação.
Os três selecionados "deverão permanecer em seus cargos no Conselho de Administração até a eleição de novos membros do Conselho de Administração em assembleia geral extraordinária da Oi a ser realizada após a conclusão do Aumento de Capital –Capitalização de Créditos ("Nova Governança"), exceto nas hipóteses de renúncia, impedimento superveniente ou vacância previstas em Lei".
Indicados:
Paul Aronzon
O primeiro indicado pelos credores a ocupar uma cadeira no conselho da empresa é o consultor financeiro e advogado americano Paul Aronzon. Ele é fundador da PSA Consulting, uma consultoria financeira empresarial. Além disso, Aronzon é co-líder do grupo de reestruturação financeira global do escritório de advocacia Milbank em Los Angeles.
Aronzon participou, por exemplo, da tentativa de recuperação do Lehman Brothers. A famosa empresa criada em 1850 já foi o 4° maior banco de investimentos norte-americano, mas em 2008 anunciou o maior pedido de falência da história dos Estados Unidos.
Renato Carvalho Franco
O segundo indicado é Renato Carvalho Franco, sócio fundador da Integra Associados, uma consultoria especializada em reestruturação empresarial sediada na cidade de São Paulo. De acordo com o perfil dele no LinkedIn, Franco tem mais de 40 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas, além de fusões e aquisições.
No currículo de Franco, consta que ele já foi do conselho de administração da Parmalat no Brasil, vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte. Formado em administração, também foi diretor de fusões e aquisições do Bank of America no Brasil e superintendente de fusões e aquisições do Unibanco – adquirido pelo Itaú em 2008.
Francisco Lamas
O terceiro nome da lista é do espanhol Francisco Lamas. O economista tem passagens em empresas como a Carberus Capital Management, uma companhia de investimentos sediada em Nova York, onde foi gestor de capitais. Também foi CEO na Haya Real State, empresa espanhola especializada na gestão de crédito e ativos imobiliários.
Assim como os dois indicados pelos credores mencionados acima, Lamas também tem experiência com M&A (fusões e aquisições). Além de ocupar o cargo de consultor na Carberus, Lamas é um dos membros do conselho de administração do carioca Grupo Nexpe, intitulado como "plataforma tech de curadoria imobiliária do Brasil". O conglomerado é dono de empresas como Brasil Brokers, Desenrola e Abyara. Desde 2007, o grupo brasileiro onde o espanhol é conselheiro já adquiriu mais de 16 empresas especializadas em intermediações imobiliárias.