Após 'pressões externas', Huawei substitui ERP para sistema próprio

Foto: Divulgação

A Huawei substituiu o sistema de planejamento de recursos corporativos (ERP, como é popularmente conhecido em empresas) por uma plataforma própria, o MetaERP. Com isso, diz a fornecedora, ela garante total controle sobre as operações empresariais. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20, em Dongguan, China, e mostra o poder de autossuficiência da empresa para driblar as pressões externas. 

Isso porque a Huawei foi obrigada a deixar de usar o ERP anterior por conta das sanções no mercado internacional (lideradas pelos Estados Unidos) em 2019. Por isso, decidiu desenvolver o software próprio para substituir o antigo, baseado em tecnologia de empresas multinacionais. "Nos últimos três anos, a empresa investiu recursos significativos e designou milhares de pessoas para o projeto, trabalhando ao mesmo tempo com parceiros da indústria e do ecossistema para superar os desafios. O MetaERP suporta grandes escalas e foi desenvolvido diretamente na nuvem", diz a fornecedora em comunicado.

Com essa nova plataforma, construída com outros sistemas próprios (como o EulerOS e o GaussDB), a Huawei consegue ter controle completo. Diz a empresa que houve colaboração com "parceiros" para incorporar arquitetura nativa em nuvem e multilocatária de metadados, além de inteligência artificial, buscando melhorar a eficiência do serviço e a qualidade operacional. 

Notícias relacionadas

"Os princípios que nortearam o projeto foram o de construir a arquitetura mais simples com a melhor qualidade e oferecer a melhor experiência com os menores custos. Em uma variedade de campos, incluindo ERP e PLM (Product Lifecycle Management), a Huawei continuará trabalhando com parceiros para construir sistemas de negócios corporativos centrais mais eficientes e seguros, que não estejam sujeitos a nenhuma sanção."

"Fomos cortados do nosso antigo sistema ERP e de outros sistemas centrais de operação e gerenciamento há mais de três anos. Desde então, não só fomos capazes de construir o nosso próprio MetaERP, mas também conseguimos gerenciar o switch e provar suas capacidades. Hoje temos orgulho de anunciar que vencemos o bloqueio. Sobrevivemos", disse o membro do conselho e presidente do departamento de qualidade, processos de negócios e gerenciamento de TI da Huawei, Tao Jingwen, no comunicado. "Não teríamos sido capazes de construir o MetaERP sem o apoio de nossos parceiros. A inovação só é possível com uma mente aberta, e prosperar só é possível quando trabalhamos juntos", declarou a presidente rotativa e CFO da fornecedora, Sabrina Meng.

O MetaERP já é amplamente utilizado pela Huawei, chegando a 100% dos "cenários de negócios" e 80% do "volume de negócios". A companhia garante que o sistema passou por "intensos testes mensais, trimestrais e anuais, que garantiram zero falhas, atrasos e ajustes contábeis". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!