Anatel recomenda "extrema responsabilidade" ao IBGE com dados das teles e sugere mecanismos de controle

Na última sexta, 17, dia em que foi publicada a Medida Provisória 954/2020, que obrigou as operadoras de telecomunicações entregarem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as bases completas, com nome, número de telefone e, endereço e CPF de todos os usuários de telefonia móvel e fixa do Brasil, o próprio IBGE já encaminhou à Anatel uma minuta de Instrução Normativa normatizando o processo e entrega dos dados. A minuta é extremamente simples, com apenas duas páginas. De novidade para além do que está na Medida Provisória, diz apenas que os dados de pré-pago, se não existirem, estão dispensados, estabelece que os dados devem ser entregues em "um drive" do IBGE e que o ponto de contato é com a equipe técnica do instituto. O documento, assinado pela presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra, diz ainda que os dados se prestarão a dar "suporte à produção estatística oficial durante a situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus ", sem especificar exatamente a PNAD, como vinha sendo discutido com a própria agência nas manifestações anteriores. Na comunicação à imprensa, contudo, o IBGE citou o uso para a PNAD-Contínua e para a PNAD-Covid, referente especificamente à pandemia.

A Anatel analisou a instrução normativa e, em deliberação unânime do conselho diretor nesta segunda, 20, se posicionou de maneira muito cautelosa. No voto de Leonardo Euler, presidente da Anatel que relatou a matéria, ele lembra que até a publicação da MP o compartilhamento dos dados na amplitude desejada pelo IBGE não guardava previsão legal. A agência, até então, havia analisado e dado a anuência para o compartilhamento daquelas informações que compõem a base da Pesquisa Anual de Satisfação, que além de mais limitada em termos amostrais, não inclui endereços, como desejava o IBGE. A comunicação do instituto apenas havia afirmado que a medida provisória já teria sido objeto de manifestação da Anatel e do MCTIC.

Para a Anatel, sem entrar no mérito sobre a legalidade ou não da Medida Provisória, "não está a se falar de informações insignificantes, mas da chave de acesso individual a milhões de pessoas, com um alto valor não só para políticas públicas, mas também para práticas comerciais que – em determinadas vertentes – causam inclusive distúrbios na vida diária". Vale lembrar que a OAB, o PSB, o PSDB e o PSOL entraram com ações de inconstitucionalidade contra a Medida Provisória.

Notícias relacionadas

A manifestação do conselho da Anatel ao IBGE alerta ainda que "repousa sobre os detentores desses dados um dever claro que eles sejam usados somente da forma pretendida, assegurada a redução de riscos de seus vazamentos ou manipulação por terceiros" e que há a necessidade de "extraordinária responsabilidade, tendo-se em conta o caráter constitucional da proteção ao direito fundamental da privacidade e intimidade (…), bem como da inviolabilidade dos dados telefônicos e telemáticos". "Do exposto, reforça-se as preocupações e o dever de cautela ressaltados nesta manifestação, bem como a responsabilidade do órgão destinatário das informações", diz a Anatel, lembrando que em qualquer outra circunstância estes dados só poderiam ser obtidos por meio de decisão judicial. "Logo, a IN e os atos concretos que dela sejam desdobramentos possivelmente passarão por testes perenes e devem bem respondê-los". A agência alerta que a cultura de proteção da privacidade "ainda é incipiente no Brasil" e que a crise do COVID-19 "parece estar atuando como um estímulo nessa direção", mas que em um "cenário em que a consciência dos indivíduos a respeito do tema é pontual, cabe com primazia ao Poder Público protegê-los em diversas dimensões cujos reflexos podem ser muito mais permanentes que a atual crise".

Recomendações

A Anatel faz então uma série de recomendações ao IBGE como "forma a reduzir o grau de abstração dessas considerações", tais como:

  • A sólida instrumentalização da relação jurídica que será estabelecida entre o IBGE e cada uma das prestadoras de serviços de telecomunicações demandadas;
  • A delimitação específica da finalidade do uso dos dados solicitados;
  • A limitação das solicitações ao universo de dados estritamente necessários para o atingimento da finalidade;
  • A delimitação do período de uso e da forma de descarte dos dados; e
  • A aplicação de boas práticas de segurança, de transparência e de controle.

Por fim, a Anatel lista uma série de normas e instrumentos legais que o IBGE precisa seguir, no entendimento da agência: "o compartilhamento objeto dos instrumentos supramencionados deve se dar observando-se os princípios e termos da Constituição Federal, da Lei nº 9.472/1997 – Lei Geral de Telecomunicações (LGT), da Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação (LAI),  da Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Decreto nº 10.212/2020, bem como os expressos no Parecer n. 242/2020/PFE ANATEL/PGF/AGU, da Procuradoria Federal Especializada da Anatel (PFE/Anatel), e no presente Voto". O IBGE afirma estar em conformidade com a LGPD, e cita ainda a Lei nº 5.534/68, que estabelece que toda pessoa que esteja sob a jurisdição brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo Instituto.

A instrução normativa do IBGE está disponível aqui e o voto que fundamentou a decisão do conselho da Anatel está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!