Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e FecomercioSP criticam franquia na banda larga fixa

Na opinião do presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Ludovino Lopes, a implantação de franquias na banda larga fixa pode aumentar a "divisão digital" no Brasil. Em comunicado enviado nesta quarta, 20, o executivo afirma que o consumidor que não puder arcar com o custo de uma Internet com maior franquia será excluído digitalmente, o que representaria "um retrocesso para um País que, ao menos nesse campo, é reconhecidamente inovador". Na avaliação dele, o usuário que quiser ver YouTube ou Netflix teria que pagar mais. "Implantar a cobrança por franquia é quase como voltar à época da Internet dial-up, limitando a capacidade de acesso à cultura, à informação e a serviços na Web", diz Lopes.

Ele ressalta que, com a adoção da franquia, o acesso poderá ficar mais caro, "pois os planos básicos oferecidos pelas operadoras dificilmente permitirão assistir a um filme online". Destaca ainda que pequenas e médias empresas que utilizam vídeos online acabariam impactadas pela medida. Também alerta para a possibilidade de redução no uso de aplicações de mensagens em dispositivos móveis, já que a Internet fixa é utilizada por consumidores – especialmente para quem foge da franquia do celular. O presidente da camara-e.net lembra ainda que pesquisa de satisfação do consumidor realizada pela Anatel em março apontou a banda larga fixa como o serviço mais mal avaliado.

Na visão de Ludovino Lopes, é necessário discutir a necessidade de respeito às disposições do Marco Civil da Internet, "principalmente na questão da neutralidade de rede", tocando no ponto de tratamento de pacotes com isonomia. Vale lembrar, contudo, que a Vivo argumenta não ferir esse princípio, já que o consumidor tem acesso irrestrito a qualquer tipo de dado, sem diferenciação, enquanto ainda conta com a franquia.

Notícias relacionadas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou também posicionamento contra a medida, alegando que se trata de uma violação ao Marco Civil da Internet "cujo art. 7º determina o acesso à Internet como essencial ao exercício da cidadania". Ou seja: a entidade destaca que as operadoras não podem suspender a conexão à Internet, a não ser em caso de débito do cliente, precisam manter a qualidade contratada da conexão. "Além disso, atualmente as operadoras não costumam oferecer ao cliente a totalidade da velocidade contratada e não há um instrumento efetivo de medição que informe ao cliente o tráfego de dados."

Assim como o presidente da camara-e.net, a FecomercioSP destaca que pequenos e médios empresários utilizam a banda larga em suas operações diárias, sendo que muitos, como livrarias, cafeterias, lavanderias e serviços de reparo em geral oferecem Internet gratuita para atrair clientes e oferecer comodidade. Segundo a federação, essas empresas "não podem ser penalizadas por mudanças contratuais abusivas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!