Sky e Neotec apresentam WiMAX móvel à Anatel

A associação Neotec, que representa operadores de MMDS, e a operadora de TV por assinatura Sky fizeram uma apresentação nesta terça-feira, 20, a conselheiros da Anatel do funcionamento da tecnologia WiMAX, defendida por este grupo de empresários como uma alternativa para a oferta de banda larga no Brasil. A mesma apresentação já havia sido feita na semana passada a jornalistas e político. A intenção das empresas de MMDS associadas à Neotec é sensibilizar a agência reguladora de que o WiMAX é uma alternativa viável para a oferta de banda larga com qualidade. E, assim, evitar que o órgão regulador repasse a maior parte da faixa de 2,5 GHz para as operadoras do SMP.
No evento desta terça, 20, compareceram os conselheiros Jarbas Valente e Emília Ribeiro. O presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg está em viagem oficial e Antônio Bedran e João Rezende tinham agendas incompatíveis. O procurador da Anatel, Marcelo Bechara, também compareceu à demonstração, assim como técnicos, como exemplo do gerente geral de Certificação de Espectro da Anatel, Maximiliano Martinhão.
As autoridades da Anatel elogiaram o desempenho da tecnologia nos testes apresentados, mas evitaram se comprometer sobre qual será a decisão da agência reguladora sobre o 2,5 GHz. Para as empresas, a abertura do canal de diálogo com a agência já é um passo a mais na disputa por uma fatia maior de espectro do que a sugerida pela Anatel na proposta de reforma do regulamento de destinação da faixa.

Notícias relacionadas
A proposta da Anatel colocada em consulta pública em 2009 prevê a destinação de 140 MHz para o SMP (que pretende usar a tecnologia LTE nessa faixa), deixando apenas 50 MHz para o MMDS (que quer usar a concorrente WiMAX). A Neotec e Sky querem que o MMDS fique com 110 MHz caso se mantenha a obrigação regulatória de oferta de vídeo pelas empresas. Sem essa exigência, as empresas aceitam negociar uma fatia de 90 MHz.
Com relação à proposta alternativa que a Anatel vem construindo de dividir a faixa meio a meio (com 80 MHz para cada segmento), ainda não há um posicionamento formal das companhias. Isso porque esta divisão ainda não foi apresentada oficialmente como uma alternativa, mas apenas levantada como uma opção em diálogos com as operadoras. De qualquer forma, há um consenso das empresas interessadas na operação do WiMAX de que o bloco para o MMDS deve ser contínuo para que a oferta possa ser feita com qualidade.
Os conselheiros disseram aos executivos que pretendem agilizar a decisão sobre a faixa de 2,5 GHz, o que reacendeu a esperança de que o assunto seja resolvido ainda neste ano. Não houve discussão mais ampla sobre a possibilidade de assegurar a mobilidade do WiMAX no Brasil. Atualmente, a regra da Anatel permite apenas a operação com "mobilidade restrita", ou seja, sem a possibilidade de movimentação entre células de transmissão. Apesar disso, segundo executivos que acompanharam a demonstração, as autoridades da Anatel teriam ficado animadas com o desempenho da tecnologia em movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!