NAB aposta na transmissão móvel como fonte de novas receitas

Para trazer novas receitas às emissoras de TV e garantir a presença de seus sinais em mais lugares, a National Association of Broadcasters (NAB) aposta numa tecnologia classificada como "revolucionária" por seu presidente, David Rehr, na abertura da NAB 2009, que acontece esta semana em Las Vegas. Trata-se da transmissão de sinal móvel de TV digital. Segundo Rehr, a "novidade" deve trazer uma receita adicional de cerca de US$ 2 bilhões aos radiodifusores até 2012. Mais de cinquenta estações já estão transmitindo sinal para dispositivos móveis, embora ainda não haja um oferta expressiva de receptores capazes de trabalhar com a tecnologia, que foi incorporada ao padrão norte-americano ATSC apenas recentemente. Ao fazer isso, o padrão ATSC ainda tinha esperanças de conseguir que o Brasil utilizasse sua tecnologia de TV digital. Rehr disse que a associação vem negociando com os fabricantes de laptops a inclusão de receptores de TV digital móvel nos dispositivos.
Ao contrário do que aconteceu no Brasil, com o padrão japonês, e na Europa, com o DVB, por muitos anos os norte-americanos preferiram não investir em mobilidade em seu padrão móvel, deixando o desenvolvimento desta tecnologia para terceiros, como o MediaFLO, da Qualcomm.
Rádio

Notícias relacionadas
Rehr falou ainda sobre o rádio, que segundo ele, era apontado como uma mídia do passado. Hoje, comemora, os fabricantes de automóveis incorporaram o rádio digital na maioria dos modelos existentes. Além disso, Verizon, AT&T e T-Mobile contam com receptores FM nos celulares vendidos aos seus assinantes. "E estamos trabalhando para trazer a Apple a bordo", disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!