Inmarsat lança serviço de voz

A Inmarsat decidiu entrar no mercado de serviços de voz via satélite e concorrer diretamente com Globalstar e Iridium. A empresa, que até então se dedicava mais ao provimento de capacidade para serviços de dados via satélite, fechou parceria com a operadora de satélites asiática Aces. O serviço com telefones via satélite já está em operação na Ásia dentro da cobertura da Aces e será expandido para Europa e Oriente Médio até o fim do ano usando o satélite F1 da Inmarsat. O lançamento nas Américas acontecerá em meados do ano que vem, com a adesão do F2 da Inmarsat.
Inicialmente está sendo usado um telefone fabricado pela Ericsson, mas outras empresas também irão produzir modelos para o serviço. A vantagem do serviço da Inmarsat frente aos concorrentes estará no preço. A meta é que o terminal custe em torno de US$ 500 e o custo por minuto seja inferior a US$ 1. ?A Globalstar e a Iridium usam satélites de baixa órbita. Precisam de uma frota grande para cobrir o mundo inteiro, o que custa caro. A Inmarsat está bem posicionada financeiramente e precisa de apenas dois satélites geo-estacionários para cobrir 85% da massa terrestre?, compara o vice-presidente para as Américas da Inmarsat, Svante Hjorth. A desvantangem de se usar satélites geo-estacionários para serviços de voz é o delay maior na ligação. Mas Hjorth garante que esse problema tem diminuído graças a recentes avanços tecnológicos.

Bgan

Notícias relacionadas

Os satélites F1 e F2 fazem parte da frota Inmarsat-4 e também são usados para o serviço de banda larga satelital da companhia, batizado de Bgan (Broadband Global Area Network), que alcança velocidades de até 492 Kbps. O Bgan foi lançado em abril do ano passado e já tem 10 mil clientes no mundo inteiro. No Brasil, ainda não é comercializado pois os distribuidores aguardam autorização da Anatel, o que deve acontecer dentro de poucos meses. Em vários outros mercados importantes da América Latina a Inmarsat já conseguiu autorização para o Bgan, como México, Argentina, Chile e Colômbia.
Até o final do ano a Inmarsat pretende lançar as versões do Bgan para uso em alto mar e dentro de aviões, batizadas de Fleet Broadband e Swift Broadband, respectivamente. Em 2008, a Inmarsat lançará mais um satélite, o F3, para completar sua cobertura em áreas do oceano Pacífico principalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!