Associação já tem estatuto e eleição acontecerá em maio

Depois de um ano de muitas reuniões, a criação de uma associação de mobile marketing no Brasil está muito próxima de acontecer. Batizada de Associação de Marketing Móvel do Brasil (AMMB), a entidade está sendo construída com a participação de 24 empresas do setor, a maioria integradores, desenvolvedores e agências de mobile marketing. As operadoras devem ser convidadas em uma segunda fase para aderirem à associação. ?É do nosso maior interesse que as operadoras participem. Mas queríamos chamá-las quando já tivéssemos algo concreto para apresentar?, explicou Ronaldo Fernandes, executivo da Okto e um dos líderes na articulação para criação da AMMB.
Uma advogada especializada na fundação de associações, Juliana Castro, foi contratada para redigir o estatuto, que já tem uma versão preliminar circulando entre os interessados. Basicamente, o objetivo da associação, segundo descrito no próprio estatuto, é ?fomentar o mercado de marketing móvel no Brasil, planejando, orientando e organizando estratégias e ações que visem o desenvolvimento do mesmo?. A associação pretende elaborar um código de ética para conduzir as empresas em suas ações de mobile marketing. Fala-se até mesmo na criação de uma espécie de selo de aprovação, com a marca da entidade. Além disso, a associação pretende desenvolver campanhas para esclarecer a opinião pública acerca da atividade de mobile marketing, assim como colaborar em estudos e pesquisas sobre o assunto.

Eleição

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Entretanto, divergências de última hora quase puseram tudo a perder. No último dia 11, aconteceu em São Paulo o que seria a assembléia de fundação da associação. Nela, foram apresentados os nomes dos executivos que comporiam o conselho superior da entidade e a diretoria. O problema é que não houve uma eleição formal, o que desagradou empresas como Yavox e PMóvil. ?Até para escolha de síndico no meu prédio tem eleição. Não entendo porque na AMMB não deveria ter?, criticou Kleber Tolezani, diretor da PMóvil. A Yavox, por sua vez, ameaçou não se filiar à associação e partir para outro caminho: criar um capítulo brasileiro da americana MMA (Mobile Marketing Association).
A advogada Juliana Castro, que conduziu a referida assembléia, explicou que, geralmente, os gestores do primeiro mandato em qualquer associação são escolhidos por consenso, não por eleição. Acreditava-se que havia esse consenso, até porque durante a reunião não houve contestação aos nomes apresentados.
Porém, as críticas à falta de eleição apareceram esta semana, dentro da lista de discussão do grupo. Diante disso, decidiu-se pela realização de uma nova assembléia de fundação, no próximo dia 3 de maio, na sede da Ericsson, em São Paulo, na qual, agora sim, haverá uma eleição formal para definir os sete conselheiros que irão compor o chamado ?conselho superior de fundadores?, que, por sua vez, indica os nomes para as diretorias.

Estrutura

Outra mudança é a extensão do prazo de filiação para ser considerado ?sócio fundador?. De acordo com o estatuto, apenas sócios fundadores podem se candidatar ao conselho superior. Originalmente, o prazo vencia no dia 27 de abril. Agora, deve ser ampliado para o final de maio.
Por fim, deve acontecer uma alteração na redação do estatuto. Na versão preliminar, estava previsto classificar os associados como ?diretos? ou ?indiretos?, dependendo do foco de sua atuação no mercado. Porém, tal classificação não tinha nenhum efeito prático: os direitos e deveres de todos os associados são iguais, segundo o estatuto. Fernandes levará essa questão à assembléia do dia 3.
Informadas a respeito dessas mudanças, tanto Yavox quanto PMóvil se disseram satisfeitas e pretendem apoiar a criação da associação, comparecendo à nova assembléia de fundação.

Chapa

Segundo Fernandes, na semana que vem será apresentada uma chapa, que deve ser praticamente igual à original, salvo uma ou outra mudança. Para o conselho, os nomes são os seguintes: Ronaldo Fernandes (Okto), Samantha Feres (Cyclelogic), Fabiana Sabatini (Ouvi), Terence Reis (Movile), Henrique Thoni (Buongiorno), Fabio Garrido (ResponsFabrikken) e André Frota (Future Group). Como presidente o indicado é Ronaldo Fernandes (Okto) e como vice-presidente, Samantha Feres (CycleLogic). Para a diretoria, serão indicados: Fabrício Bloisi (Compera), como diretor de comunicação; Roberto Aoki (Ericsson), como diretor de relacionamento com o mercado; Fabiana Sabatini (Ouvi), como diretora de relacionamento com operadoras; Marcio Capassi (Supportcomm), como diretor institucional; e Eduardo Lins (Movile), como diretor administrativo financeiro. Dentre as três vagas do conselho fiscal, duas serão preenchidas por indicações da Atchik-Realtime e da EI Móvil.

Lista

A lista das 24 empresas que participaram das recentes reuniões para criação da AMMB é a seguinte: Atchik-Realtime, beWireless, Buongiorno, Compera, CycleLogic, EI Movil, Ericsson, F.Biz, Finland Mobile, Future Group, Human, I-Free, Kwead.com, Mobile Fun, Mobile Mixer, Movile, Okto, Ouvi, ResponsFabrikken, SupportComm, Tellvox, Toing, Urubu.info e Yavox.

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