A Nvidia anunciou parcerias com empresas do setor de telecomunicações como T-Mobile, MITRE, Cisco, ODC e Booz Allen Hamilton para pesquisa e desenvolvimento de redes sem fio 6G nativas em inteligência artificial (IA).
A iniciativa busca otimizar a eficiência espectral, reduzir a complexidade operacional e garantir uma arquitetura aberta e segura para futuras redes móveis. O objetivo é integrar a IA desde o início na próxima geração de redes sem fio, conectando bilhões de dispositivos e aprimorando a eficiência e o desempenho das redes.
Para fortalecer o desenvolvimento e a implementação da tecnologia, cada uma das empresas contribuirá da seguinte forma:
- T-Mobile: expande sua colaboração no Centro de Inovação de AI-RAN, contribuindo para pesquisas na área.
- MITRE: trabalha na pesquisa e prototipagem de novos serviços e aplicações baseadas em inteligência artificial.
- Cisco: fornece infraestrutura essencial para redes e núcleo móvel.
- ODC: desenvolve software para unidades distribuídas e centralizadas em RAN virtual.
- Booz Allen: foca na criação de algoritmos de IA RAN e aprimoramento da segurança da plataforma.
Além disso, o portfólio Nvidia Aerial está sendo ampliado com novas ferramentas e serviços voltados para a pesquisa e desenvolvimento de redes sem fio nativas de IA. A iniciativa pretende acelerar a evolução das telecomunicações, preparando o caminho para redes 6G mais inteligentes e adaptáveis.
"Ao integrar a IA ao 6G no início, podemos resolver uma ampla gama de problemas, desde melhorar a entrega de serviços até desbloquear a disponibilidade de espectro necessária para alimentar o crescimento sem fio. Por meio de todas as nossas colaborações com a Nvidia, esperamos criar impacto em 6G, IA, simulação, transporte e muito mais", afirmou o presidente e CEO da MITRE, Mark Peters.