Brasil e Canadá negociam cooperação no mercado de satélites

Visita do MCom a empresas de satélite em Montreal (Canadá). Foto: Kayo Sousa/MCom

Durante visita do comando do Ministério das Comunicações (MCom) ao Canadá, o governo federal iniciou tratativas para assinar um memorando de entendimento envolvendo entre Brasil e o país mirando uma cooperação técnica ampliada no mercado de satélites.

Segundo a pasta, o acordo pode envolver a transferência de tecnologia entre as brasileiras Telebras, Visiona e a operadora canadense Telesat – que está estruturando uma constelação (a Lightspeed) de satélites de baixa órbita.

Em Montreal, no Canadá, o MCom também se reuniu com a MDA Space (foto), fabricante dos artefatos utilizados pela Telesat no projeto Lightspeed. A constelação espera começar a habilitar serviços comerciais até 2027.

Notícias relacionadas

"Esse tipo de constelação proporcionará maior velocidade de rede e estabilidade do sinal de internet. Segundo a Telesat, serão 198 satélites em órbita a 1,3 mil quilômetros de altitude em até dois anos, com um investimento já assegurado de US$ 3,8 bilhões", destacou o MCom, em nota.

Já segundo o chefe da pasta, Juscelino Filho, a tecnologia de satélites de baixa órbita representa uma oportunidade estratégica para levar Internet de alta velocidade a mais brasileiros, reduzindo desigualdades. "Nossa agenda no Canadá reforça o compromisso do Ministério das Comunicações em buscar parcerias inovadoras e cooperação técnica para fortalecer a inclusão digital no país", disse Filho.

Recentemente, o Brasil também se aproximou da Espanha e da China de olho em parcerias no mercado de satélites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!