Esther Dweck: governo Lula quer fortalecer capacidade das estatais

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Foto: Reprodução

Prestes a completar 100 dias do governo Lula, importantes nomes da administração destacaram não apenas a estratégia de desenvolvimento sustentável, mas também o papel da transformação digital. Organizado pelo BNDES em parceria com o Cebri e a Fiesp, o evento "Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI" aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20. 

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou que a pasta é nova, pensada durante a transição, com a "lógica de fortalecer e reconstruir o Estado do século 21" com a nova administração, incluindo ampliar a "capacidade das estatais para dar qualidade de fato às ações do governo", e permitir que a administração atue em desenvolvimento sustentável, incluindo atuar na transformação digital. "É uma tentativa de fortalecer todos os instrumentos que estão disponíveis para o Estado brasileiro."

Dweck citou também o papel do BNDES, incluindo na contratação e compras públicas e que poderia ser o motor de desenvolvimento e inovação industrial brasileira. "Estávamos vivendo um processo de destruição ou 'apequenamento' das instituições", criticou, referindo-se à administração Jair Bolsonaro durante a pandemia. 

Notícias relacionadas

Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, mencionou que a entidade defende a "nova industrialização de baixo carbono, com integração às cadeias globais de valor, com inovação e, principalmente, com alto grau de digitalização". Mas ele ainda alfinetou: "Só nos ofereça as mesmas condições que oferecem ao agro, e teremos uma indústria pop, tech e tudo

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, falou que o presidente Lula está trabalhando na reforma tributária, com imposto único sobre consumo. Ele também mencionou que o governo encaminhará nos próximos dias um projeto de ancoragem fiscal. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!