STF analisa mais uma ação contra lei estadual sobre serviços de telecomunicações

O Supremo Tribunal Federal vai analisar mais uma Ação Diretade Inconstitucionalidade (ADI), que questiona uma lei estadual relativa aosserviços de telecomunicações. Desta vez trata-se da ADI 6095, ajuizada pela Associação Brasileira de Concessionárias de

Notícias relacionadas
Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) contra a Lei 8.099/2018, do Estadodo Rio de Janeiro, que obriga as concessionárias de serviços públicosessenciais a informar em tempo real a interrupção de seus serviços.

Na ação a associação alega que o legislador estadual não pode impor a obrigação às prestadoras do serviço de telefonia fixa e banda larga, sob o argumento de que o artigo 22 da Constituição Federal estabelece a competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações. "Essa competência exclusiva da União decorre de uma razão muito simples: há um sistema nacional de telecomunicações que deve obedecer a um ordenamento jurídico uniforme em todo o território nacional, estabelecido a partir de disposições constitucionais e de leis federais", argumenta.

AAbrafix também sustenta que o artigo 46 da Resolução 614/2013 da Anatel já regulao assunto o tema, quando obriga a prestadora a informar aos assinantes, comantecedência de uma semana, a necessidade de interrupção ou degradação doserviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares, e a descontarda assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior atrinta minutos.

O relator, ministro Ricardo Levandowski, requisitou informações à Assembleia Legislativa e ao governador do Estado do Rio de Janeiro, a serem prestadas no prazo de dez dias. Depois disso, determinou que os autos sejam remetidos, sucessivamente, à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), para que se manifestem no prazo de cinco dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!