São Paulo e Brasília são capitais com maior variação na velocidade do 4G

Um relatório detalhado da Opensignal sobre as variações da velocidade de download do 4G brasileiro revelou que Brasília e São Paulo possuem as redes mais inconstantes entre dez capitais do País. Capaz de alcançar 34,7 Mbps nos momentos de menor congestionamento, a velocidade do LTE na capital federal diminui para 19,3 Mbps às 20h. Já na metrópole paulista, o nível de serviço cai quase pela metade, saindo de 31,1 Mbps no momento de menor tráfego para 15,8 Mbps às 18h.

Na média nacional, a velocidade de download do 4G varia entre 16,4 Mbps nos momentos mais lentos e 28,6 Mbps nos mais rápidos. Entre as dez capitais monitoradas pela Opensignal, contudo, oito alcançaram picos maiores que o melhor resultado brasileiro (com exceção de Fortaleza e Manaus, cujas redes entregam no máximo 22,5 Mbps). Por outro lado, a performance de cinco capitais no momento de maior congestionamento ficou abaixo do resultado nacional – incluindo São Paulo, ou a cidade mais populosa do País.

Variação de velocidade de download do 4G em dez capitais, em Mbps
Notícias relacionadas

O destaque positivo do relatório foi a rede de Porto Alegre, capaz de alcançar 35,6 Mbps, ou a maior velocidade entre as capitais medidas. Mesmo em seu pior momento, o serviço da cidade entrega 21,4 Mbps; o horário de pico na capital gaúcha também é às 18h, assim como em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Fortaleza. Em Belo Horizonte e Manaus, ele ocorre às 19h. Já em Brasília e Goiânia, às 20h.

Velocidade de download do 4G no horário de pico

De acordo com a Opensignal, as redes 4G globais ainda têm desempenho longe da consistência, uma vez que 42% dos países experimentam variação de velocidade de duas vezes ou mais ao longo do dia. A expectativa da indústria é que a tecnologia 5G tenha capacidade de mitigar esse ciclo diário de congestionamento, diminuindo as flutuações no serviço. Importante ressaltar que a medição realizada pela empresa de análise é feita através da coleta de dados em aparelhos com o app da Opensignal baixado. A base de usuários no Brasil ronda os 395 mil dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!