Mobile money: interoperabilidade no Brasil virá quando houver massa crítica

Com o lançamento esta semana do Multibank, serviço de mobile money criado por TIM, Caixa e Mastercard, o Brasil passa a ter um produto desse tipo oferecido por cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia celular que atuam no País. Os outros três são o Zuum, da Vivo com a Mastercard; o Meu Dinheiro Claro, da Claro com o Bradesco; e o Oi Carteira, da Oi com o Bando do Brasil. O problema é que essas carteiras móveis não dialogam entre si. Por enquanto, os usuários só conseguem realizar transferências para outros clientes do mesmo serviço. É o mesmo cenário que havia no começo do SMS no País, cerca de 15 anos atrás.

Notícias relacionadas
A regulamentação do Banco Central exige que em algum momento os serviços sejam interoperáveis, mas não estabelece um prazo. Na opinião de Marcelo Tangioni, vice-presidente de produtos da Mastercard, isso só acontecerá quando houver massa crítica. "Na indústria, todos têm consciência da importância da interoperabilidade. Mas a prioridade hoje está na introdução dos serviços e de suas funcionalidades básicas. A interoperabilidade vai ser importante em um segundo estágio, quando houver massa crítica", analisa o executivo.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a falta de interoperabilidade não é vista entre as teles como uma maneira de cada uma reter seus clientes. "Encaramos a interoperabilidade de forma positiva. Será como uma funcionalidade a mais do serviço", afirma Roger Solé, diretor executivo de marketing da TIM.

Análise

Os serviços de mobile money através de USSD e SMS nasceram primeiro na África, aproveitando-se da baixíssima penetração de serviços bancários e da alta penetração de telefonia celular nos países daquele continente. Acrescente-se ainda o processo migratório do campo para as cidades, que gerou uma intensa necessidade de envio de valores para parentes no interior. Para completar, em vários países africanos é comum haver uma operadora móvel como líder absoluta do mercado, com 50% ou mais de share. Esse fator foi decisivo para o sucesso dos serviços de mobile money, pois a interoperabilidade praticamente não era necessária.

No Brasil, esses serviços estão chegando somente agora por uma série de razões. Uma delas é que a necessidade aqui não era tão premente quanto na África. Embora haja um grau enorme de desbancarização, a vasta rede de correspondentes bancáriso supre parte da necessidade da população por serviços financeiros básicos.

A forte competição do mercado móvel brasileiro também é um entrave neste primeiro momento, enquanto não há interoperabilidade dos serviços. O fato de só ser possível enviar valores para quem tiver uma linha da mesma operadora atrapalha. Contudo, o fenômeno dos aparelhos multiSIMcard pode atenuar o problema. Da mesma forma em que há gente com duas ou mais linhas pré-pagas de teles diferentes no mesmo aparelho, poderá haver gente com duas ou mais carteiras móveis no mesmo telefone, usando SIMcards de diferentes operadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!