A desenvolvedora brasileira Best, Cool & Fun Games, é conhecida pelo sucesso do seu jogo casual "Ant Smasher", que acumula mais de 30 milhões de downloads no mundo, gerando uma receita anual superior a US$ 2,5 milhões só com publicidade. Agora, seu sócio-fundador, Guilherme Schvartsman, quer aproveitar a grande vitrine que se tornaram os seus jogos para criar sua própria rede de publicidade móvel. A "Best, Cool & Fun Ads" começou a operar há poucos meses e é capaz de atingir 35 milhões de aparelhos, entre smartphones Android e iPhones, através de banners em jogos da empresa e em cerca de 50 títulos de terceiros com os quais firmaram parceria.
Uma diferença da Best, Cool & Fun Ads em relação a outras adnetworks é que o serviço não é cobrado por impressões ou por cliques, mas por download. O rastreamento é feito através de números de identificação únicos dos celulares Android e iPhone, conhecidos como Android ID e iPhone Udid, respectivamente. Em média, a rede cobra US$ 1 por download gerado em Android e US$ 2, em iPhones. Hoje há 50 anunciantes na rede, quase todos promovendo aplicativos gratuitos, mas que incluem vendas de itens virtuais por dentro dos softwares, o que justifica o investimento em uma rede que cobra por download. A Best, Cool & Fun Ads tem gerado em média 10 mil downloads por dia.
Schvartsman sabe que existem adnetworks móveis locais no Brasil, como Hands e Redemobi, mas explica que sua proposta é montar uma rede global. Ele argumenta que 40% do tráfego vêm dos EUA e uma parcela muito pequena, do Brasil.
Tela Viva Móvel
Schvartsman está confirmado como debatedor no painel "Apps: o desafio de e diferenciar e chamar a atenção", que acontecerá no dia 16 de maio, entre 9h e 10h30, durante a 11ª edição do Tela VIva Móvel, no Centro de Convenções Frei caneca, em São Paulo. O evento é organizado pela Converge Comunicações, grupo editorial responsável por Mobile Time, Teletime, TI Inside e Tela Viva. Para maiores informações acesse o site do evento.