A Telefónica (dona da Vivo no Brasil) anunciou nesta quinta-feira, 20, uma parceria com a Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram) para acelerar a otimização de vídeo em redes móveis na na América Hispânica. A iniciativa, já implementada na Europa, tem o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e reduzir o tráfego de rede.
Na América Latina, essa melhoria está sendo aplicada no Chile, Colômbia, Argentina, México, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela e tem demonstrado resultados positivos na redução de tráfego, afirma a Telefónica. Não há menção ao Brasil, maior mercado da tele na América Latina.
"A otimização de vídeo é um passo importante para a construção de redes inovadoras e sustentáveis. Estamos comprometidos em melhorar a eficiência da rede e reduzir o tráfego, o que permitirá que nossos usuários desfrutem de experiências de vídeo de alta qualidade", afirma o CTIO da Telefónica Hispam, Andrea Folgueiras.
Por outro lado, a Meta se diz focada na melhoria contínua da sua engenharia de vídeo e infraestrutura para aproximar o conteúdo dos consumidores, contribuindo tanto com a evolução da experiência quanto para a eficiência de suas aplicações.
Vale lembrar que a demanda pela "sustentabilidade" de rede é um dos principais temas discutidos entre operadoras de telecom e big techs. No Brasil, propostas como uma contribuição financeira das plataformas para financiamento da rede têm sido priorizadas.
Parceria
Agora, Telefónica e Meta esperam continuar colaborando de forma estreita, incluindo a adoção de codecs de vídeo e o desenvolvimento de padrões mais recentes que possam aprimorar a coordenação entre as aplicações e as redes.
"A otimização de vídeo é uma área fundamental para melhorar a eficiência e reduzir o tráfego da rede. Esse novo marco é resultado da colaboração que temos desenvolvido com a Telefónica ao longo de meses e já foi implementado na região", diz o vice-presidente de Engenharia de Redes da Meta, Gaya Nagarajan.