Telefónica e Meta otimizam vídeo em redes móveis na América Hispânica

Foto: a.canvas.of.light/ https://www.flickr.com/photos/jhlau/32730059331

A Telefónica (dona da Vivo no Brasil) anunciou nesta quinta-feira, 20, uma parceria com a Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram) para acelerar a otimização de vídeo em redes móveis na na América Hispânica. A iniciativa, já implementada na Europa, tem o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e reduzir o tráfego de rede.

Na América Latina, essa melhoria está sendo aplicada no Chile, Colômbia, Argentina, México, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela e tem demonstrado resultados positivos na redução de tráfego, afirma a Telefónica. Não há menção ao Brasil, maior mercado da tele na América Latina.

"A otimização de vídeo é um passo importante para a construção de redes inovadoras e sustentáveis. Estamos comprometidos em melhorar a eficiência da rede e reduzir o tráfego, o que permitirá que nossos usuários desfrutem de experiências de vídeo de alta qualidade", afirma o CTIO da Telefónica Hispam, Andrea Folgueiras.

Notícias relacionadas

Por outro lado, a Meta se diz focada na melhoria contínua da sua engenharia de vídeo e infraestrutura para aproximar o conteúdo dos consumidores, contribuindo tanto com a evolução da experiência quanto para a eficiência de suas aplicações.

Vale lembrar que a demanda pela "sustentabilidade" de rede é um dos principais temas discutidos entre operadoras de telecom e big techs. No Brasil, propostas como uma contribuição financeira das plataformas para financiamento da rede têm sido priorizadas.

Parceria

Agora, Telefónica e Meta esperam continuar colaborando de forma estreita, incluindo a adoção de codecs de vídeo e o desenvolvimento de padrões mais recentes que possam aprimorar a coordenação entre as aplicações e as redes.

"A otimização de vídeo é uma área fundamental para melhorar a eficiência e reduzir o tráfego da rede. Esse novo marco é resultado da colaboração que temos desenvolvido com a Telefónica ao longo de meses e já foi implementado na região", diz o vice-presidente de Engenharia de Redes da Meta, Gaya Nagarajan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!