Internet móvel supera desafios no Carnaval do Rio, afirma Opensignal

Foliões lotam as ruas da cidade durante o carnaval - Fernando Maia / Riotur

O Rio de Janeiro é conhecido por sediar uma das maiores festas de Carnaval do Brasil e do mundo. Durante os dias de folia, a demanda por conectividade móvel aumenta de forma expressiva na cidade, com mais pessoas nas ruas usando o celular para postar fotos e vídeos. Apesar disso, a experiência em rede móvel na cidade foi "motivo de comemoração" durante o último Carnaval da cidade, segundo avaliação de um relatório da Opensignal.

A firma de medições chegou a essa conclusão após analisar como o Carnaval afetou a experiência dos usuários das três grandes operadoras brasileiras (Claro, TIM e Vivo) em 2024 – comparando com as quatro semanas anteriores às festividades. 

Segundo o estudo, as redes das três operadoras "foram notavelmente resistentes ao fluxo de foliões". Isso porque não foi registrada uma queda significativa na experiência dos usuários, comparando com as quatro semanas anteriores ao carnaval da cidade.

Notícias relacionadas

No relatório da Opensignal, foram medidos indicadores como consistência da conexão, experiência de vídeo, velocidade de download, confiabilidade, experiência para lives e cobertura. Os resultados consideram tanto o 4G quanto o 5G e podem ser conferidos abaixo.

Resultados médios para consistência da conexão, experiência de vídeo, velocidade de download, confiabilidade, experiência para lives e cobertura no Carnaval de 2024. Imagem: Reprodução/Opensignal

No último ano, a velocidade de download na rede móvel foi parecida nas três operadoras. A Claro teve uma média de 37,9 Mbps, seguida pela Vivo (35,9 Mbps) e a TIM (35,8 Mbps). Na consistência, experiência de vídeo ou lives e confiabilidade, a TIM levou a melhor. Já em cobertura as duas ficaram empatadas. 

5G

Se avaliado apenas o 5G, as diferenças na velocidade de download foram maiores. A Claro registrou uma média de quase 400 Mbps. Já a TIM fez 379 Mbps, acima dos 352 Mbps observados com a Vivo. 

Médias da rede 5G na experiência de vídeo, velocidade de download, experiência de live e cobertura. Imagem: Reprodução/Opensignal

Apesar disso, a TIM levou a liderança nos outros indicadores da Opensignal – sendo que na experiência de vídeo 5G, houve empate técnico com a Claro. 

"As pontuações da experiência de vídeo 5G das duas [TIM e Claro] foram cerca de 15 a 20 pontos mais altas do que suas pontuações gerais, colocando-as na extremidade superior da categoria muito bom (68-78)", apontou o relatório.

Investimentos

Para a Opensignal, o "ótimo" resultado também tem a ver com os investimentos realizados pelas operadoras nas redes de telecomunicações pelo Brasil.

"Mais recentemente, a América Móvil, controladora da Claro, anunciou um investimento de U$ 7,7 bilhões na Claro Brasil entre 2024 e 2029 – fundamental para manter a competitividade com a Vivo, que recebeu quase U$ 2 bilhões em 2023, e a TIM, que investe cerca de US$ 1 bilhão anualmente", disse a firma.

No entanto, os valores para o carnaval de 2025 podem ser diferentes do que aqueles aferidos no último ano. Isso porque, de lá para cá, a quantidade de acessos na quinta geração móvel quase dobrou – ao mesmo tempo em que a disponibilidade da rede foi ampliada.

"Com os usuários se reunindo em áreas relativamente pequenas, as operadoras podem  se planejar com antecedência, instalando torres de celular permanentes ou temporárias nesses locais e garantindo que o espectro 5G de maior capacidade seja alocado, como a TIM fez para o evento Rock in Rio de 2024", observou a firma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!