A Hughes do Brasil anunciou o fornecimento de conectividade móvel remota para 400 de instalações de energia solar no Brasil. O projeto deve ser concluído até o final do primeiro trimestre de 2025. Para isso, a empresa vai utilizar o sistema de comunicação hiSky – operadora de serviços via satélite para aeronaves, embarcações, veículos terrestres e outras aplicações.
Esse sistema será utilizado em conjunto com o terminal hiSky Smartellite Dynamic. A solução foi escolhida por ser compacta e demandar baixo consumo de energia. Segundo a Hughes, as redes já estão em fase de configuração, permitindo o acesso online aos ativos móveis via banda Ku.
"O nosso cliente está instalando plantas autônomas de energia solar na região amazônica, levando energia renovável a famílias e pequenas comunidades", explicou o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães.
Segundo o executivo, um dos problemas enfrentados pelo cliente era a necessidade de monitorar e controlar em tempo real cada inversor – componente que converte a energia dos painéis solares. "A Hughes conseguiu resolver esse problema, oferecendo um serviço de conectividade por satélite eficaz e acessível", disse o presidente da operadora.
Vice-presidente de Vendas da hiSky, Gidi Talmor expressou otimismo com a parceria. "Juntamente com a Hughes, estamos confiantes de que a nossa tecnologia desempenhará um papel transformador para as empresas no Brasil", contou.
De acordo com a Hughes, a solução de comunicação via satélite oferecida em parceria com a hiSky é personalizada e acessível – o que é relevante para empresas que requerem comunicações M2M avançadas e em tempo real em ambientes desafiadores.