MCTIC acredita que PLC 79/16 passará por mais debate no Senado

André Borges, secretário de telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na ABTA 2016. Foto: Marcelo Kahn

A inclusão da revisão da Lei Geral de Telecomunicações no rol de prioridades da nova agenda legislativa do governo, anunciada nesta segunda-feira, 20, não causou euforia entre os representantes do setor de telecomunicações. Há ainda a sensação de que é preciso observar para ver se de fato o projeto volta a andar. Também o secretário de telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações`(MCTIC), André Borges, acredita que o PLC 79/2016 ainda deve passar por um processo de tramitação no Senado. "Possivelmente, haverá solicitação de algum desenvolvimento complementar, apesar de todo trabalho que já foi feito no passado", comentou.

O secretário, que participou do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, nesta terça-feira, 20, afirmou que todos os estudos foram desenvolvidos. "Não há motivo para oposição a essa reforma. Agora, se o discurso político se repetir,  a sociedade deve entender melhor o tema e se posicionar,' destacou.

Em relação ao decreto que define a nova política de telecomunicações, ainda não há data para publicação. André Borges afirmou que na próxima semana irá encaminhar o texto para análise da consultoria jurídica do MCTIC. Mas adiantou que o ministério não manterá o papel de revisor da Anatel como estava na consulta.  "Será meramente o papel de acompanhamento e apoio".

Notícias relacionadas

No que diz respeito ao programa Internet para Todos, que foi lançado no mês passado pelo governo, Borges reafirmou que o objetivo é levar rede de banda larga para município onde não há Internet e carência de infraestrutura. "O critério é atender a localidade remota. Não há limite de operadoras, quem quiser, pode prestar o serviço", diz, destacando que não existe exclusividade da Telebrás no modelo. Ele também disse que o governo não ditará preços dos serviços.

Já sobre o novo Plano Geral de Metas de Universalização, André Borges afirmou que o MCTIC continua os trabalhos de análise. Segundo ele, ainda no primeiro trimestre de 2018, essa proposta deve ser concluída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!