Hipasat começa fase de testes em órbita do Amazonas 3

O grupo Hispasat deu início nesta quarta-feira, 20, à fase de testes em órbita do satélite Amazonas 3, e tudo indica que o aparelho, lançado no último dia 7, começará a prestar serviços comercialmente em abril. Os testes em órbita geoestacionária se dão a 36,786 mil km sobre o Equador, próximo à orbita definitiva que o Amazonas 3 deverá ocupar, e são essenciais para garantir o perfeito funcionamento do satélite no momento de sua entrada em operação. Uma vez concluídos os testes, o Amazonas 3 será levado à posição definitiva em 61ºW.

Notícias relacionadas
No período de 13 dias compreendido entre o lançamento e o início dos testes em órbita, o satélite já inicializou seus sistemas, abriu os painéis solares, sua principal fonte de energia, e após entrar na órbita geoestacionária, abriu as quatro antenas de comunicação orientadas para a Terra.

O artefato tem 52 transponders simultâneos, 33 em banda Ku e 19 em banda C, assim como nove feixes em banda Ka e controle de atitude em três eixos que lhe garantem grande precisão de apontamento.

Cabe lembrar que o Amazonas 3 é o primeiro satélite com capacidade em banda Ka, dedicada a aplicações banda larga, desenhadas especificamente para o mercado brasileiro. Ele também atenderá ao mercado de TV, DTH, e oferecerá serviços de backhaul e capacidade corporativa. O artefato tem vida útil de 15 anos e cobrirá as Américas, Europa e o norte de África..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!