Anatel anuncia grupo de trabalho para redes comunitárias

A Anatel deve contar um grupo de trabalho (GT) voltado para redes comunitárias, anunciou o comando da agência em encontro com a Embaixada do Reino Unido realizado nesta última quinta-feira, 19.

Segundo informações da agência, o novo GT será coordenado pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino. Na reguladora, Aquino já lidera iniciativas relacionadas à educação conectada e aos provedores de pequeno porte (PPPs).

"O objetivo da criação deste grupo de trabalho é aproximar o diálogo com a sociedade civil e discutir mecanismos de melhoria e maior viabilidade das redes comunitárias, de modo a derrubar barreiras e superar os desafios postos", afirmou a Anatel, em comunicado. Vale lembrar que o tema faz parte da agenda regulatória da agência.

Notícias relacionadas

No Brasil, as redes comunitárias têm atuado seguindo as diretrizes da Resolução da Anatel nº 617/2013, que aprova o Regulamento do Serviço Limitado Privado (SLP). Países da América Latina como Argentina e México já contam com regulamentação específica para o tema.

Parceiros

O anúncio do GT foi realizado durante reunião da embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq. Os britânicos e a Anatel têm acordo de cooperação técnica em curso desde 2020. Dentre os produtos está um estudo, recomendações e um manual sobre redes comunitárias.

Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, e presidente da Anatel, Carlos Baigorri

O projeto foi realizado em parceria com a Association for Progressive Communication (APC). Durante o encontro na Anatel, avanços da iniciativa foram reportados para os profissionais da agência – com destaque para a importância das redes comunitárias no atendimento de áreas urbanas desatendidas, rurais e remotas.

Com o entendimento com o Reino Unido, o Brasil ainda passou a integrar a rede de parceiros no Programa de Acesso Digital (DAP), mantido pelo Fundo de Prosperidade (Prosperity Fund) do governo britânico, ao lado de África do Sul, Nigéria, Quênia e Indonésia. A parceria busca desenvolver projetos de inclusão digital e transformação digital para populações vulneráveis. (Com informações da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!