Vero pode retomar IPO em 2022 ou 2023, afirma CEO

Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet

A decisão da Vero de adiar a oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa não muda o planejamento definido pela operadora, que pretende retomar o processo em 2022 ou 2023 – dependendo sobretudo do cenário macroeconômico.

"Se não der em 2022, em 2023 vai acontecer", afirmou ao TELETIME o CEO da Vero, Fabiano Ferreira. "Desde 2019 sabemos que em quatro ou cinco anos abriríamos o capital. Tentamos fazer antes por conta do sucesso em 2021 e tivemos mais de 100 reuniões com o mercado investidor, mas infelizmente veio o cenário macroeconômico".

Ferreira nota que leitura semelhante foi realizada pelo mercado, visto a paralisação de IPOs no Brasil a partir de setembro passado. Além de mudanças significativas no contexto nacional (como alta da inflação, da Selic e do dólar), o cenário internacional também pesou contra. "Com a taxa de inflação norte-americana sendo maior, acaba drenando mais investimentos para lá", notou o CEO.

Notícias relacionadas

Para 2022, a previsão é de um quadro ainda desafiador, sobretudo com as incertezas do momento eleitoral; ainda assim, a Vero segue atenta para a possibilidade de uma janela para a retomada. "Se houver momento certo, com mercado respondendo bem e questão macroeconômica também, podemos aproveitar".

De qualquer forma, a opção de deixar o passo apenas para o ano que vem não é descartada. "Até lá o mercado vai voltar. Em 2023, a discussão política já vai ter saído da mesa", apontou Ferreira.

No meio tempo, o status de companhia aberta (ainda que sem negociação em bolsa) e o "alto nível de governança" exigido para a categoria devem trazer outras possibilidades para a empresa, como acesso à capital por meio de debêntures. Em dezembro passado, a companhia anunciou sua primeira emissão de debêntures, no valor de R$ 350 milhões.

Em 2021, a Vero registrou o melhor desempenho nos três anos de operação da empresa. A provedora encerrou o ano com 610 mil clientes de banda larga, presença em 180 cidades de quatro estados e 24 mil km de redes de fibra óptica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!