TIM: voz sob 5G depende de esforço entre operadoras

Foto: Pexels

[Publicado originalmente no Mobile Time] A tecnologia de voz sob a rede 5G (Voice over New Radio ou VoNR) dependerá de um esforço das operadoras para que exista interconexão. A informação foi compartilhada pela TIM exclusivamente com Mobile Time após a operadora realizar a primeira ligação teste baseada no novo padrão na última segunda-feira, 17, em parceria com a Huawei.

"O VoNR poderá funcionar entre operadoras. Desde que as demais tenham a tecnologia em funcionamento", respondeu a companhia por e-mail.

A tecnologia de voz sob 5G foi apresentada a partir do release 16 do 3GPP e o padrão do 5G standalone (SA), que foi liberado em junho de 2020. De acordo com as especificações aprovadas, o VoNR é uma evolução da tecnologia de voz sob 4G (VoLTE) e traz alta qualidade às ligações de áudio e vídeo, à mensageria via RCS, além de oferecer baixa latência e mais rapidez para fazer a ligação.

Notícias relacionadas

Em outubro do ano passado, a GSA contabilizou 16 empresas que anunciaram investimento neste tipo de serviço: em oito, o VoNR está em teste; três planejam instalar em breve; uma está com lançamento nos primeiros estágios (soft-launch); e outra oferece o VoNR como parte de sua oferta 5G no padrão standalone (5GSA).

Como funciona

De acordo com documento explicativo da Huawei, em estágio de desenvolvimento, o VoNR dependerá da voz sob 4G (VoLTE) como apoio, tanto que o 3GPP determinou que a arquitetura seja basicamente a mesma, mas com acréscimo do core de rede 5G que evolutivamente trará melhorias e permitirá desligar o módulo VoLTE no futuro.

"Embora os serviços de dados vão guiar a evolução do 5G, a comunicação e serviços de voz e vídeo ainda são importantes para as operadoras", diz trecho do documento. "A indústria (de telecomunicações) precisa usar o VoNR para entregar soluções de voz e vídeo no 5G. Portanto, a voz sob 5G precisa incluir a arquitetura do VoLTE", completa.

Outro documento, da 5G Americas, explica que há soluções para implementação de roaming, interconexão e intrarrede para os núcleos de rede pela GSMA no VoLTE, o que permitiria a relação entre operadoras.

Realidade

Contudo, as operadoras brasileiras até hoje não fizeram essa conexão na voz sob 4G, ou seja, os clientes das companhias só podem usar o VoLTE em ligação de dentro da operadora.  Ou seja, o cliente da TIM só terá ligação com VoLTE com usuário da TIM.

Vale dizer ainda que, assim como o VoLTE, o VoNR depende de terminais (smartphones e tablets, por exemplo) que estejam aptos para essa tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!