Telefónica e outras gigantes europeias firmam pacto Open RAN

Um grupo de operadoras da Europa formado por Telefónica, Deutsche Telekom, Orange e Vodafone anunciou um acordo de promoção conjunta para redes de acesso abertas e interoperáveis (Open RAN). O plano, que pede financiamento da União Europeia, prevê a implementação massiva do modelo a partir de 2022.

Em memorando de entendimento (MoU), as quatro empresas expressaram compromissos individuais com a implementação de RAN aberta no continente. "Esta iniciativa é um marco importante em direção a um ecossistema de fornecedores diversificado […] para uma implantação comercial oportuna na Europa", afirmou o grupo, em comunicado conjunto.

Nesse sentido, é objetivo que a Open RAN alcance rapidamente uma "paridade competitiva" com as soluções tradicionais de RAN, permitindo lançamentos comerciais massivos em 2022 . Para tal, está previsto um trabalho conjunto com a O-RAN Alliance, o consórcio Telecom Infra Project (TIP) liderado pelo Facebook, empresas de hardware, software e integração e institutos de pesquisa.

Notícias relacionadas

Na RAN tradicional, as redes de acesso utilizam tecnologia integrada, com rádios, hardware e software fornecidos por único fornecedor em solução proprietária fechada. Na Open RAN, padrões e especificações técnicas devem permitir interfaces abertas que possibilitem a combinação de componentes de diferentes fornecedores.

Financiamento

O grupo solicitou recursos da Comissão Europeia como forma de acelerar a implementação. "A Comissão Europeia e os governos nacionais têm um papel importante a desempenhar na promoção e desenvolvimento do ecossistema de RAN aberto, financiando implantações iniciais e pesquisa e desenvolvimento".

As empresas lembram que a própria Comissão Europeia estabeleceu a diversificação de fornecedores como prática a ser perseguida pela indústria, como consta em recomendação publicada em 2020. O documento cobrava estratégias para redução da influência de empresas de fora do bloco. Além da Europa, EUA e Japão também têm estratégias nacionais de Open RAN.

Rural e indoor

O quarteto de operadoras europeias pontuou que o acordo não terá reflexos comerciais e que está aberto para ingressos de novas empresas. Em três meses, um documento com diretrizes técnicas do pacto deve ser anunciado; ao longo de 2021, as empresas vão continuar realizando implementações localizadas de Open RAN, com foco em áreas rurais e ambientes indoor.

A Telefónica já tem realizado pilotos com o modelo em seus mercados prioritários, inclusive no Brasil, através da Vivo. Aqui, as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que são vizinhas, foram as primeiras onde as provas em ambiente comercial ocorreram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!