5G alcança velocidade de download de 5 Gbps em teste na Austrália

A operadora australiana Telstra e as fornecedoras Ericsson e Qualcomm reportaram uma marca de 5 Gbps de velocidade de download alcançada por usuário único durante testes com a tecnologia 5G em ondas milimétricas (mmWave).

A taxa seria a maior já registrada no padrão de quinta geração, superando uma marca de 4,2 Gbps da própria Telstra, datada de setembro de 2020. Os novos testes foram realizados no Centro de Inovação 5G da operadora em Gold Coast, na Austrália.

A demonstração utilizou um smartphone de testes equipado com modem Snapdragon X60 e módulos de antena da Qualcomm, além de estação radiobase para ondas milimétricas da Ericsson. A taxa de transferência recorde foi alcançada via agregação de oito portadoras de 100 MHz em 5G e mais duas de 20 MHz LTE (em 2,6 GHz). Ao todo, foi utilizado um total de 840 MHz de espectro direcionado ao teste com o usuário único.

1 COMENTÁRIO

  1. As más línguas poderiam dizer: "direcionar toda essa frequência e estrutura para um único usuário é fácil de alcançar esses valores altos de download", contudo isso deve ser levado mais como um experimento. Você analisa como entregar valores tão altos de download para um único usuário é depois faz os cálculos multiplicando o que é necessário fazer para entregar a mesma quantidade para um número milhares de vezes maior do que foi diagnosticado na pesquisa. É dessa forma que se evolui uma rede de comunicação, o "um" de hoje é multiplicado aos milhares depois no dia de amanhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.