Regulamento do Aice fará parte da revisão dos contratos

Em meio à discussão sobre um novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III), que deverá ser estabelecido até o começo de maio como parte dos novos contratos que as operadoras concessionárias de telefonia cumprirão até 2015, a Anatel também deve preparar a atualização do Regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice). Seria uma forma de evitar o esvaziamento das metas das concessionárias.
O Aice consiste hoje em um plano de telefonia fixa mais barato do que o plano básico, porém com várias limitações com relação à realização das chamadas. O Aice, como está, não teve grande impacto no mercado, com baixa aceitação e desinteresse das empresas em promovê-lo, daí a iniciativa de modernizá-lo, associando essa oferta diretamente às pessoas de baixa renda.
Queixas

Notícias relacionadas
A iniciativa de mexer nas regras do Aice foi apresentada inicialmente no PGMU III, mas a ausência de critérios sobre como seria promovida essa oferta obrigatória pelas empresas levantou mais críticas do que a proposta em si. O principal questionamento das concessionárias é que, sem as regras de prestação do Aice, elas passariam "um cheque em branco" à Anatel se aceitassem essas novas metas. A crítica surtiu efeito e a própria Anatel começou a questionar internamente a viabilidade de impor as metas antes da revisão do regulamento, que dará novo escopo ao Aice.
A partir de então, surgiu a ideia de acelerar a edição do regulamento. Segundo apurou este noticiário, há a disposição no conselho diretor da agência de aprovar o mais rapidamente possível as novas regras do Aice de forma que o documento possa fazer parte, inclusive, do processo de revisão dos contratos, reagendado para 2 de maio deste ano. A maior dificuldade da agência no momento é lapidar o método de eleição dos consumidores que poderão ter acesso ao Aice como um plano telefônico de baixa renda. Por enquanto, a proposta é usar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para eleger os consumidores do plano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!