Liberdade tarifária no DDI será debatida em consulta pública

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira, 20, uma proposta que poderá afetar drasticamente a conta dos brasileiros que costumam fazer chamadas internacionais. A agência quer acabar com a tarifação no serviço de Longa Distância Internacional (LDI), ou DDI como popularmente são chamadas essas ligações. A decisão ainda não é final e a agência pretende ouvir a opinião da sociedade antes de editar a nova regra.
A proposta ficará em consulta pública na página da Anatel na Internet por 60 dias. A data de início da consulta ainda não foi divulgada, mas a ideia é apresentá-la à sociedade mais tardar na próxima semana. Além da consulta, a Anatel pretende realizar duas audiências públicas sobre o assunto em Brasília e em São Paulo. A agenda das audiências ainda será estabelecida pela agência.
As áreas técnica e jurídica da Anatel acreditam que a medida pode fazer com que o preço das chamadas internacionais seja reduzido. A lógica por trás da proposta é a de que o tabelamento do serviço pode estar forçando o preço dessas chamadas para cima, impedindo o estabelecimento de um ambiente realmente competitivo entre as empresas. Na prática, a liberdade tarifária proposta pela agência atinge apenas a Embratel, única concessionária de longa distância internacional do país. A Intelig, concorrente da Embratel nesse mercado, por exemplo, atua como autorizada e, portanto, não é obrigada a seguir o teto tarifário estabelecido pela agência reguladora. Em um primeiro momento, a concessionária terá uma "liberdade vigiada", uma vez que a Anatel pretende monitorar pelos próximos cinco anos os preços da empresa e, assim, verificar se a iniciativa terá efeitos positivos na prática.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!