A parceria entre TIM e Deezer, que completou uma década no último mês de novembro, vem se adaptando às mudanças no mercado de telecom e no comportamento do consumidor. As empresas iniciaram a aliança explorando o segmento pré-pago, mas a estratégia foi refinada ao longo do tempo para atingir outros públicos, sendo também importante ferramenta na retenção de clientes.
O diretor sênior de parcerias Latam da Deezer, Luis Henrique Castro Lima, destacou em entrevista ao TELETIME principalmente a expansão da presença junto à base pós-paga da parceira. Essa transição exigiu ajustes contínuos na estrutura dos produtos oferecidos, tanto em termos de funcionalidade quanto de modelo econômico.
"É uma oportunidade de concentrar tudo [conteúdo e planos de Internet] num lugar único, com uma proposta de valor bacana para o usuário", defende. Uma das inovações destacadas foi o lançamento de um produto exclusivo no segmento de controle, resultado de negociações globais com detentores de direitos autorais. A nova oferta foi desenvolvida para incluir funcionalidades atraentes para os clientes da TIM, ajustando-se às limitações econômicas e mantendo a qualidade da proposta de valor.
No lado da operadora, o efeito positivo da parceria é percebido na menor evasão de clientes. "Enxergamos ao longo desse período que a utilização desse serviço pelos nossos consumidores aumenta o seu tempo de permanência como cliente TIM, funcionando como uma ferramenta de fidelização e engajamento", declarou o diretor de Ofertas, Devices e Parcerias Estratégicas da TIM, Vinicius Benjamim.
Recentemente, a TIM também passou a oferecer uma mecânica de personalização de conteúdos, permitindo que os clientes escolham os serviços mais relevantes para suas necessidades, incluindo a Deezer.
Além do Brasil, o serviço de streaming musical mantém colaborações com outras operadoras de telecom na América Latina e em mercados globais. Embora os modelos de negócios variem conforme a região, a indústria permanece uma vertical crucial para a Deezer. A relação de longa data com a TIM e outras operadoras, como a Orange na França, evidencia a importância da estratégia.
Música e inovação
Para a TIM, a parceria reforçou dois assets importantes para a marca: música e inovação, segundo Benjamim. "Somos reconhecidos por liderar os movimentos do mercado com ofertas disruptivas e, por outro lado, também temos essa forte ligação com a música – principalmente por meio dos eventos proprietários e patrocinados. A música e a inovação estão no DNA da TIM e acreditamos que essa parceria foi relevante para sedimentar essa percepção.
"A gente vê, por exemplo, com pesquisas internas, a importância da música para o indivíduo no dia a dia, globalmente falando. Pelo fato de ser um dos atributos da marca da TIM, é uma forma de se conectar verdadeiramente com os clientes, para além de oferecer aquele serviço. Acho que hoje, quando você fala em TIM, as pessoas relacionam também a música", concordou o diretor de parcerias Latam da Deezer, ao abordar benefícios colhidos pela operadora.
Outro ponto da parceria são ações promocionais e eventos realizados pela TIM, como no TIM Music e no TIM Music Festival.
No TIM Music 2024, por exemplo, a Deezer levou Superfãs, como são chamados os usuários que mais dão mais plays em um artista dentro da plataforma, para curtir o festival.
"Além da oferta do serviço nos planos, ao longo desses anos, procuramos sempre reforçar a parceria para o mercado por meio de experiências relacionadas ao universo de música para os nossos clientes, como ações de ingressos para shows, meet and greet com artistas e até presença em eventos exclusivos", explica o o diretor de Ofertas, Devices e Parcerias Estratégicas da TIM.
"A gente sempre busca uma forma de cada vez mais conseguir se conectar com o fã. Estamos sempre dispostos dentro da parceria em ir além do básico", declarou Luis Henrique Castro Lima.
Expandindo a base
Ampliar a adesão ao Deezer entre os clientes da TIM que ainda não utilizam o serviço é um trabalho contínuo entre os parceiros. Para isso, a estratégia inclui, segundo o executivo da Deezer, oferecer produtos adaptados a todos os segmentos, simplificar o processo de adesão e garantir uma experiência de alta qualidade.
Além disso, a parceria segue buscando eficiência na comunicação e personalização das ofertas para atrair novos usuários. Para a TIM, a estratégia é entregar ao cliente diversas possibilidades de entretenimento e, principalmente, dar a ele a liberdade de escolha para personalizar sua oferta, inclusive em planos com o novo portfólio do TIM Controle, lançado em outubro.
"A parceria com a Deezer desempenha um papel importante ao continuar proporcionando aos usuários na vertical de música. A nossa ideia é expandir as ações de experiência que temos feito em conjunto, tanto em eventos organizados ou patrocinados pelas próprias marcas, quanto com ativações de experiências em nossas lojas", diz o executivo da TIM.