Nokia fecha primeiro contrato fim a fim de rede 5G na América Latina

A Nokia anunciou o seu primeiro contrato de fornecimento fim a fim de equipamentos para uma rede 5G na América Latina. A responsável pelo projeto é a Setar, concessionária de serviços de telecomunicações em Aruba, na região do Caribe. A meta é conectar toda a ilha (cuja população aproximada é de 110 mil pessoas) com o 5G em dois anos

Para tal, a Nokia vai atualizar a rede de acesso no País e modernizar elementos do núcleo e dos sistemas de gerenciamento de dados. Em uma abordagem em fases, serão ativados recursos como carrier aggregation e MIMO 4×4 no acesso, permitindo uma atualização 5G inicial em 64 antenas para viabilizar novos casos de uso de banda larga móvel.

Ainda será introduzida uma camada de dados partilhados, além da instalação de um núcleo de Evolved Packet Core virtualizado (vEPC). Em Aruba, a Setar é líder em todos os segmentos de comunicações, incluindo acesso móvel, TV a cabo, acesso fixo e banda larga. Ao lado da Nokia, a empresa já trabalhava na implementação de uma rede 4,5G (LTE-Advanced Pro).

Notícias relacionadas

A tecnologia da fornecedora finlandesa também foi utilizada na primeira rede comercial 5G da América Latina, instalada pela estatal Antel no departamento de Maldonado (localizado a 120 km de Montevidéu). Na ocasião, a Nokia implantou as primeiras estações radiobase de quinta geração do país. No Brasil, a TIM tem parceria com a fornecedora nos testes de 5G na cidade de Campina Grande (PB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!