Publicidade
Início Newsletter TIM realiza pilotos em IoT para se preparar para lançamento comercial

TIM realiza pilotos em IoT para se preparar para lançamento comercial

Em parceria com o CPqD, a TIM concluiu com sucesso provas de produtos minimamente viáveis (MVPs) para soluções de Internet das Coisas, em especial com foco no aumento da produtividade. A operadora informou nesta quarta-feira,19, que a iniciativa contou com startups e empresas privadas para testar soluções de segurança, monitoramento de cargas e processo de produção fabril, além do uso da conectividade em NB-IoT, tecnologia que a operadora começou a testar ainda em junho deste ano, com a faixa de 700 MHz. Segundo o head de innovation & business development da companhia, Janílson Bezerra, a experiência desses MVPs ainda não se converteram em soluções comerciais, o que deve ficar apenas para o ano que vem, mas a infraestrutura e a tecnologia para que isso aconteça já está acertada. Independente da falta de definição do governo em relação à tributação para IoT.

“Estamos em um momento de aprendizado, com uma nova abordagem de não ser um negócio só de prateleira, com conectividade. Isso é M2M, é antigo”, declara. “Para que a IoT de fato aconteça com soluções de NB-IoT e mais voltadas a resolver as dores do cliente, precisa ter um ecossistema, e nossos parceiros precisam ver o valor e repensar a relação de negócios”, explica. Por conta disso, Bezerra entende que a questão da tributação não deve ser o foco, embora uma resolução nessa questão pudesse ajudar. “Claro que se o brasil já tivesse resolvido isso, seria um processo muito mais célere, e as empresas já estariam procurando soluções IoT. Mas existe espaço sim, se os empresários começarem a ver como a Internet das Coisas alavanca a produtividade.”

Para o próximo ano, Bezerra acredita que será um bom momento para a IoT no Brasil, sobretudo com espaços de inovação como a parceria com o Cubo, em São Paulo. “Você começa a ter insights para a proposição da TIM como hub de negócios e tecnologia, como alicerce que a nossa infraestrutura tecnológica com a rede 4G, NB-IoT e futura 5G”, diz. “Com certeza, em 2019 essas provas de conceito vão começar a virar produtos e soluções de mercado. Seguindo o ritmo das verticais, nem todas estarão maduras, mas 2019 será o ano no qual vai acontecer mais atração. Se tivermos um quadro regulatório mais flexível e modelo tributário mais acessível, isso será fundamental para o País, não só para a indústria de telecomunicações”, completa.

Notícias relacionadas

Tecnologia

O executivo da TIM entende que as tecnologias utilizadas serão CatM e NB-IoT, a depender das necessidades das soluções, e que a disputa com serviços baseados em espectro não licenciado será norteada pelas demandas dos próprios clientes. “É de fato um desafio para o cliente quando toma a decisão, porque não existe isonomia: uma é tributada, outra nem tanto”, compara. “Mas o cliente ou parceiro precisa ponderar até que ponto ele consegue ter cobertura no processo produtivo e com certeza de que há a entrega. O espectro licenciado garante a logística com resposta just in time”, completa. Bezerra lembra ainda que há questões de interferências com espectro não licenciado que podem comprometer o serviço e a produtividade.

Ele cita a cobertura da faixa de 700 MHz da operadora, que garante uma área de cobertura maior e já mais difundida no Brasil, presente em 1.280 cidades. Por outro lado, não é o caso ainda para utilizar a frequência de 450 MHz. “Acho que ela tem seu papel, mas não é o objeto agora. Nossa principal crença é na questão da escalabilidade”, afirma, ressaltando ainda que a composição do espectro e o arranjo geográfico do País resultam em uma atuação mais limitada para a faixa.

A parceria com o CPqD também traz a plataforma de código aberto dojot, junto com a Padtec para o processo fabril, além de usar solução de rede LTE da Nokia. Na conectividade NB-IoT, a TIM também se valeu do CPqD, que desenvolveu módulo para testes de validação em um projeto-piloto de smart metering em parceria com o Grupo Energisa em Cataguases (MG).

Aplicações

“O que a gente tentou com os MVPs foi mostrar o valor. Entramos em contato com o parceiro, entendia as dores dele, mostrava as soluções tecnológicas que existiam, ponderávamos os prós e contras e fazíamos a avaliação”, conta Janílson Bezerra. Assim, a TIM procurou trabalhar com o conceito de design thinking baseado no processo produtivo das empresas, embora alguns setores não fossem tão acostumados a essa abordagem.

Bezerra considera que cada vertical tem um ritmo próprio. Assim, o agronegócio é o que tem demonstrado maior abertura para receber novas tecnologias para melhorar a produtividade, na visão da operadora. Segundo ele, a receptividade para novas soluções e modelos de adoção são “características forte de um setor que usa muita tecnologia, mas que é muito proprietária”. A diferença agora é a possibilidade de atender a necessidades específicas com soluções mais escalonáveis. A TIM trabalhou com a startup Box Delivery e a cooperativa de produtos cítricos Monte Citrus, de Monte Azul Paulista (SP), na parte da logística envolvendo monitoramento e transporte de cargas. O projeto, realizado entre outubro e novembro, acompanhou a rotina de entrega das cargas, saindo de uma fazenda na cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, que distribuía a mercadoria para produção de suco de laranja no município de Araraquara.

A indústria, por outro lado, assume uma posição em momento de transição. Na visão do executivo, as empresas estão voltadas a criar um “passo a passo” para o caminho da 5G, porém utilizando o LTE para testar conceitos e mostrar os ganhos de eficiência. A ideia é preparar as soluções para quando a quinta geração chegar, atendendo a demandas específicas como robótica e automação.

Em segurança, a TIM trabalhou próxima à startup Nearbee e a associação de moradores Pór-Bairro de Campinas para solução de interação entre sensores IoT e smartphones, permitindo o envio de alertas para equipes de segurança privada em condomínio e controle em tempo real dos profissionais e dos alertas ao condôminos.

A TIM continua com outras iniciativas com a tecnologia, como foco nas verticais previstas no Plano Nacional de IoT. No caso de smart cities, a operadora tem o trabalho com a Inatel usando NB-IoT e espera resposta do BNDES para participação no Plano Piloto IoT. Da mesma forma, há interesse em soluções de saúde conectada, embora o Janílson Bezerra lembre que há uma participação maior do governo nessa vertical, o que dita um ritmo diferente para as negociações. Há também o caminho de parcerias, como com a Rio Open Door, iniciativa voltada a fomentar ecossistema de startups na área de saúde nos moldes das Fintechs.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile