NIC.br e GlobeNet estabelecem parceria para novo PTT em Fortaleza

Fonte: pixabay.com

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciou nesta terça-feira, 19, acordo com a operadora de infraestrutura marítima GlobeNet para a implantação de um novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza. O local foi escolhido por conta de um data center da empresa que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Vale lembrar, contudo, que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o próprio cabo da GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel. Assim, a expectativa é que o novo PTT se torne o segundo mais importante do País, atrás apenas do ponto de São Paulo.

O NIC.br acredita que o novo PTT fortalecerá a distribuição de conteúdo local, aproveitando número crescente de provedores. E também descentralizará a arquitetura de troca de tráfego no Brasil, atualmente concentrada em São Paulo. Tanto é que a entidade está implantando em Fortaleza sua primeira infraestrutura de serviço completo fora da capital paulistana. As operações do NICbr em São Paulo, incluindo a resolução dos nomes de domínio .br, agora estarão disponíveis em Fortaleza.

Notícias relacionadas

De acordo com a entidade, braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a GlobeNet foi escolhida devido à "forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste", além de nível de disponibilidade de serviços do centro de dados, sistema de cabo submarino de anel duplo que conecta as Américas do Norte e do Sul e a por conta da neutralidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!