A cobertura 5G da operadora TIM já alcançou 506 cidades brasileiras. Neste segundo semestre de 2024, a operadora afirma estar tendo uma média de uma nova cidade conectada por dia com a quinta geração de redes móveis.
Esses municípios onde o 5G da operadora está presente (mesmo naqueles com apenas uma estação ativa), concentram cerca de 70% da população urbana do país – segundo cálculos da empresa. "Além de ser pioneira no 5G, a TIM mantém sua posição como a única operadora com cobertura 4G em todos os municípios brasileiros", afirmou a operadora em nota.
A TIM costumava liderar em quantidade de estações rádio base (ERBs) 5G no Brasil. Mas recentemente, de acordo com o último balanço da Anatel, esse posto foi tomado pela Vivo, que possui 11 mil ERBs de quinta geração em funcionamento. TIM e a Claro têm cada uma 10 mil ERBs desse tipo.
Edital
De acordo com regras do Edital do 5G, todas as cidades com uma população superior a 500 mil habitantes devem ter cobertura de rede 5G até o ano de 2025. Para as cidades menores, com populações de até 30 mil habitantes, a exigência é que a rede 5G seja implantada até 2030.
Para a TIM, as cidades com até 100 mil habitantes ainda representam o maior desafio durante os próximos passos de ampliação da conectividade 5G. Isso porque a companhia aposta, como estratégia de longo prazo, na liderança em cobertura móvel no País.