MCom assina acordo com empresa de de satélites chinesa SpaceSail

Foto: Marcos Urupá

O Ministério das Comunicações e a Telebras assinaram nesta terça-feira, 19, acordo de cooperação técnica com a empresa chinesa de satélites de baixa órbita SpaceSail. A iniciativa permitirá que a empresa chinesa opere no Brasil ofertando serviços de conectividade a preços mais acessíveis, e contribuir para as políticas públicas de inclusão digital, informou o ministro Juscelino Filho, na ocasião.

"A formalização dessa cooperação contribuirá para o aprimoramento das nossas políticas públicas. A inclusão digital permite uma ampliação dos serviços do poder público. O acordo assinado com a Spacesail dá um passo para ampliar a oferta vida internet no Brasil", disse Juscelino Filho.

O processo

Notícias relacionadas

A empresa chinesa ainda vai solicitar autorização à Anatel para poder operar no Brasil. O acordo firmado hoje com a Telebras foi o primeiro passo para possíveis projetos futuros com a estatal.

Atualmente, a SpaceSail conta uma constelação de 40 satélites de baixa órbita. Mas, segundo Juscelino Filho, dentro de 14 meses, a empresa pretende lançar mais 640 satélites e até 2030, a previsão é a constelação da empresa chinesa atinja 15 mil satélites.

Quando foi à China, o ministro das Comunicações visitou a fábrica da SpaceSail e viu que a empresa tem capacidade de construir um satélite LEO por dia.

Papel da Telebras

Na cerimônia, o presidente da Telebras Frederico Siqueira Filho disse hoje foi dado um primeiro passo para a parceria da estatal com a SpaceSail. A ideia é que, a partir de agora, a empresa chinesa analise como pretende entrar no mercado brasileiro. Segundo ele, a empresa poderá contar com o apoio da Telebras. Inicialmente, Frederico Filho disse que a infraestrutura da empresa está disponível para a SpaceSail utilizar, como a de data center.

O presidente da estatal disse que ainda não está desenhado como essa parceria será feita, pois agora a empresa chinesa iniciará as tratativas para obter autorização para operar no Brasil.

Inovação

Na ocasião, também foi assinado um acordo entre o MCom e a Administração Nacional de Dados da China.  O objetivo do acordo é o desenvolvimento de infraestrutura digital e inovação tecnológica, além do fortalecimento da indústria digital. Com isso, a expectativa é de fortalecimento de políticas públicas, coordenação em foros internacionais e a realização de encontros técnicos. O memorando foi previamente assinado pela China.

A Administração Nacional de Dados da China apoia iniciativas de cidades inteligentes e desenvolve a infraestrutura digital. O órgão chinês tem a responsabilidade de criar sistemas e padrões para a economia digital do país. Suas funções incluem integrar, compartilhar, desenvolver e aplicar recursos de dados. A entidade já tem memorandos assinados com Peru, Uruguai, Chile, Paquistão e Vietnã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!