TIM acredita em antecipação do 3,5 GHz para serviços 5G

Edson Rodrigues – TIM e Nokia.

Mesmo reconhecendo complexidades, a TIM avalia ser possível a liberação antecipada da faixa de 3,5 GHz, o que poderia acelerar o lançamento de serviços 5G em algumas localidades. Para tal, a experiência adquirida em processo similar realizado no 700 MHz pode ser importante.

Durante o último dia do 35º Seminário Internacional ABDTIC 2021 (evento coorganizado por TELETIME) nesta sexta-feira, 19, o diretor de regulamentação da TIM, Carlos Eduardo Franco, traçou tal paralelo em debate com Anatel e Ministério das Comunicações (MCom).

"A história da EAD [entidade responsável pela limpeza do 700 MHz após o leilão do 4G] traz a perspectiva de que, no âmbito da EAF, de novo a gente consiga chegar em um ponto ótimo, trazendo a mesma maturidade", afirmou Franco, em referência ao diálogo necessário com o setor da radiodifusão.

Notícias relacionadas

"Interesse em antecipar nós temos, para lançar o 5G standalone o mais rápido possível, mas sempre com a segurança do processo como premissa. Se todas as etapas ocorrerem antes do planejado, a antecipação é possível, mas depende de fatores técnicos, políticos e mercadológicos. Olhando a experiência da EAD no 700 MHz, o prognóstico é positivo", completou o diretor da operadora.

Para tal, seria necessária a assinatura dos termos de autorização do 3,5 GHz ainda em dezembro. Antes disso, a adjudicação das faixas precisa ser homologada pelo Conselho Diretor da Anatel; o conselheiro Carlos Baigorri foi escolhido relator da etapa.

Só a partir da assinatura dos termos que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz (o Gaispi) será formalmente constituído, com representantes do governo, das vencedoras do leilão e das emissoras de TV que hoje utilizam o 3,5 GHz.

Liderado pelo conselheiro Moisés Moreira, o grupo ficará responsável por aprovar a liberação antecipada da faixa em localidades sem risco de interferência do 5G na TVRO. Já a EAF será a entidade que executará as atividades aprovadas pelo Gaispi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!