Anatel apresenta proposta para resolver pendências entre teles e radiodifusores no switch-off

Conforme havia antecipado este noticiário na semana passada, a Anatel começou a discutir uma proposta de consenso revendo as metas de desligamento de TV analógica no processo de digitalização da TV aberta e liberação do espectro de 700 MHz. As discussões ainda são informais e só serão apresentadas formalmente caso radiodifusores e teles não cheguem a um acordo em relação ao cronograma de desligamento e a opção por remanejamento das emissoras analógicas nas quase cinco mil cidades onde é possível a convivência dos dois tipos de sinais mais o serviço de banda larga móvel e até sobre a campanha de reforço do desligamento na TV.

Segundo o presidente do Gired – grupo de implementação da digitalização da TV -, Rodrigo Zerbone, na próxima reunião, marcada para o dia 27 deste mês, será possível saber se teles e radiodifusores chegaram a consenso. Ele afirmou que a proposta que está sendo construída vai além de alteração no cronograma de desligamento. Segundo apurou este noticiário, uma das ideias que está sendo discutida é que até 2018 haja o desligamento apenas das cidades em que isso é realmente necessário para a liberação da faixa de 700 MHz, mais as capitais. Em 2016 só haveria o desligamento de Brasília. Para o restante do Brasil, onde o espectro de 700 MHz já está livre ou onde é possível apenas transferir os canais analógicos para outras frequências liberando a faixa para a banda larga das teles, o desligamento do sinal analógico de TV só aconteceria em 2013,

As teles passariam a subsidiar a distribuição dos equipamentos de recepção nesses municípios que serão desligados até 2018 para todo o Cadastro Único, e não apenas para o os beneficiários do Bolsa Família.

Notícias relacionadas

Outro tema de discussão entre os dois setores, de alteração da metodologia para aferição dos domicílios aptos a receberem o sinal digital, também não há indicação de consenso. A Anatel apoia a proposta das teles de incluir as casas que têm TV aberta e TV por assinatura, que não são computadas atualmente. O ministro das Comunicações, André Figueiredo, também acha razoável, mas disse que ainda não pensa em mudar a metodologia unilateralmente.

Na reunião do dia 27 o principal item é a pesquisa de aferição do Ibope em Rio Verde, que será determinante para que o desligamento do sinal analógico no município goiano aconteça mesmo no dia 29 ou seja prorrogado. Para que isso ocorra, 93% das casas precisam ter condições de receber o sinal digital. O ministro não descarta a possibilidade de autorizar o switch-off na cidade mesmo que esse percentual não seja atendido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!