Publicidade
Início Teletime TCU deve arquivar análise da participação do BNDES na BrOi

TCU deve arquivar análise da participação do BNDES na BrOi

As investigações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aquisição da Brasil Telecom pela Oi ainda não devem criar maiores problemas para a operação. A representação feita em maio deste ano pelo líder do DEM na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), contestando a participação do BNDES no financiamento do negócio tem grandes chances de ser arquivada. O motivo é que a área técnica do tribunal não conseguiu encontrar indícios concretos para sustentar a denúncia feita pelo parlamentar.
A procuradora Cristina Machado, uma das representantes do Ministério Público Federal (MPF) no TCU, concordou com a análise feita pela 5ª Secretaria de Controle Externo (Secex-5) do tribunal quanto a falta de materialidade da representação. Segundo fontes próximas, a análise da procuradora foi no sentido de que a representação está prejudicada pelo fato de que a operação entre as concessionárias ainda não foi concluída. Além disso, pesa o fato de ser praticamente impossível provar uma relação direta entre as verbas destinadas pela União ao BNDES por meio de Medidas Provisórias (MPs) editadas neste ano com o financiamento concedido pelo banco em favor da Oi.
Na representação, Maia questiona a legalidade da participação do BNDES no negócio ao financiar a reestruturação da Oi sem que as regras do setor permitam a união das concessionárias. Para reforçar sua suspeita, o deputado aponta as MPs que transferem verbas para o BNDES como um possível método de financiamento ilegal da operação.

Notícias relacionadas
A análise do MPF segue a mesma linha das conclusões obtidas nas investigações da Secex-5 de que a representação está prejudicada. Assim, são grandes as chances de que este processo seja arquivado, segundo contam fontes do tribunal. O MPF concluiu sua análise do processo na semana passada e o material já foi encaminhado para o gabinete do ministro-relator do caso.

Regulatório

O fato de a representação ser arquivada não põe fim, no entanto, às análises que o TCU vem fazendo sobre a BrOi. Um segundo processo está em curso no tribunal, conduzido pela Secretaria de Fiscalização de Desestatização (Sefid). A análise da Sefid não foi aberta por nenhuma provocação externa, mas sim por uma preocupação do próprio tribunal com as notícias que vinham sendo publicadas sobre a união das concessionárias. O início desta investigação é, inclusive, anterior à provocação feita pelo deputado Rodrigo Maia.
Esta análise ainda não foi concluída e é bem mais extensa do que a avaliação do financiamento do negócio. Os técnicos da Sefid têm se debruçado sobre a validade legal da mudança de regras no setor de telecomunicações, que permitirá a junção das duas teles. Na avaliação, estão sendo considerados itens como eventuais prejuízos à concorrência e um possível aumento de tarifas no setor.
A parte regulatória também está sendo analisada. Basicamente o TCU está preocupado com a motivação da reforma no setor e se a mudança do Plano Geral de Outorgas (PGO) – que permitirá a união entre Oi e BrT – está aderente aos preceitos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Um dos pontos de preocupação é saber se o plano ainda em vigor teve realmente seus objetivos alcançados e de que maneira se justifica a mudança, neste momento, do plano de outorgas.
Segundo informações extra-oficiais, a análise da Sefid só deve ser concluída após a efetiva compra da BrT pela Oi ou, ao menos, a mudança do PGO ser oficializada no Diário Oficial da União. Essa espera é necessária pois o TCU, como fiscal das contas e da gestão do governo, só pode trabalhar em cima de fatos concretos e não sobre a hipótese de irregularidade em uma ação que ainda não foi executada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile