TIM e Oi estendem acordo de roaming nacional

TIM e Oi anunciaram nesta semana ampliação do acordo de roaming nacional de voz, dados e SMS. Com isso, as operadoras vão estender a cobertura compartilhada para mais de 800 novos municípios, e alcançando a base conjunta de 95 milhões de usuários no País.

Com o acordo, Oi e TIM podem usar a rede – "no mínimo na tecnologia 3G" – nos municípios inicialmente contemplados a partir do início deste mês. Prevê ainda a prestação de serviço transparente, seguindo a mecânica de oferta/plano. A parceria visa utilizar de forma mais eficiente a infraestrutura, permitindo o investimento em "outras frentes em telecomunicações".

A Oi e a TIM já contavam com acordo para o modelo de Multi Operator Core Network compartilhando a rede (incluindo core e espectro em 1,8 GHz e 2,5 GHz) 4G. Recentemente, a TIM celebrou acordo de roaming semelhante com a Vivo, mas limitado à 3G.

Notícias relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Na prática como essa diferenciação acontecerá ao consumidor? Um exemplo: estou numa cidade onde somente a Oi é que oferece seus serviços, ela é única opção na cidade e a Oi expande seus serviços para todas as outras operadoras na frequência que hoje ocupa o 2G através do que chamamos de Roaming Nacional Fora da Rede Vivo, por exemplo no caso da Vivo. Pois então, na prática quando um chip que pertence ao grupo da Vivo se conecta a essa rede "emprestada" da Operadora Oi, ele não funciona igual aos clientes da Oi. Primeiramente, acima do sinal da torre de celular aparece um "R" de Roaming igual quando você viaja para outro país e usa a rede emprestada desse outro país para se conectar à rede deste local, conforme acordo da sua operadora com a Operadora deste país que você está visitando, você pode usar a estrutura deles para ligar/receber chamadas, enviar/receber Sms e usar a internet mediante prévio aviso à sua operadora brasileira que ativa estes serviços para você, por ser um serviço muito caro, basicamente muitos preferem não usar o chip brasileiro, se torna mais vantajoso comprar um chip local, pois as taxas internacionais que muitas operadoras praticam torna o serviço proibitivo mesmo pra as pessoas mais ricas, pois quem valoriza seu dinheiro procura outros modos de se conectar. Pois bem, no Brasil quando a Vivo pega a rede da Oi emprestada e vice versa e o sinal de "R" de Roaming aparece no seu celular, o sinal emprestado até hoje tem sido muito proibitivo também, pois além de não poder usar a internet, fazer uma ligação é caríssimo, só mediante crédito, o bônus não vale, enviar um SMS é caríssimo e e e pagando mediante créditos, o bônus não vale e a única vantagem praticada até agora era que receber chamadas e receber SMSs não era cobrada. Com este novo acordo entre Tim e Oi como o consumidor vai saber que sua cidade será contemplada com essa isenção de uso da rede? É importante nesse caso que tivesse algo na rede que indicasse essa mudança para evitar que o consumidor que usa a rede própria da Oi ao se decidir por outra operadora ou que estiver se deslocando para outra cidade, não encontre surpresas na sua fatura de celular. Como será o processo de integração disso?

  2. Isso que dizer por exemplo num município como condado Pernambuco onde não tem antena oi eu vou poder usa a antena da ti para acessar minha oi.por favor me responda urgente

    • Exatamente. O Roming, sendo simplista, siginifica que nos municipios do acordo, o sinal da TIM vai ser irradiado pelas antenas da Oi e em outros o sinal da Oi vai ser irradiado nos equipamentos da TIM, porém você teria que confirmar se seu municipio está contemplado e parece que a lista de municipios do acordo não é publica. Lembrando que a tecnologia de roaming segue a do site (antenas) originais, ou seja, municipios com 2G Tim por exemplo vão ganhar 2G Oi, e não que um municipio 2G vai virar 3G com a entrada de uma nova operadora.

  3. Tanto a Oi e a Vivo na minha cidade são otimas…ambas 4G.
    O ruim é o monopólio da Vivo e a cobertura da Oi para outros municípios(a maioria das vezes 2G).
    Casimiro de Abreu/RJ

  4. Então nesse caso, a internet da Oi e da TIM seriam parelhas? Pois no local onde moro (Cuiabá-MT) a internet móvel da Oi é bem inferior às demais e da TIM, em contrapartida, é muito boa. Com esse acordo, o "sinal bom" da TIM seria também passado para Oi?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!