Proposta para Anatel atuar também na Internet será encaminhada no início de 2017

Foto: Marcelo Kahn

Dentro da proposta de reformulação da agência, a Anatel estuda uma atuação mais ativa na Internet, formulando uma proposta que deve ser encaminhada ao Conselho Diretor "agora, na virada do ano", de acordo com o conselheiro Igor de Freitas. "Não há como regular setor de comunicações digitais nos próximos 10 anos sem entrar na Internet", declarou ele a este noticiário. A ideia é seguir recentes movimentos de entidades reguladoras nos Estados Unidos (FCC) e na Europa, que passaram a atuar mais sobre Internet. "No primeiro trimestre de 2017 precisa ter algum encaminhamento para essa questão, faz parte do planejamento e da agenda regulatória para ano que vem e do redesenho de processo da forma como a agência funciona, e ela se prepara para dar resposta para isso", contou ele, após debate na Futurecom nesta quarta-feira, 19.

Freitas acredita que a Anatel escolheu, baseada na interpretação da legislação e "talvez da falta de necessidade", afastar-se do sistema de governança e do entendimento da camada over-the-top (OTT) . "Não estou aqui defendendo a regulamentação de serviços OTT, é muito mais do que isso, é captar, coletar informações e ter processos internos capazes de gerir essa informação e saber como se posicionar", diz, explicando que o objetivo é poder se ajustar às condições de mercado de forma mais dinâmica. "Os EUA e Europa já desenvolveram, embora com caminhos diferentes, suas próprias abordagens do que tem que ser regulado em OTT e o que não tem, e a Anatel não tem essa posição ainda". O conselheiro não soube dizer qual dos dois modelos é mais compatível com a realidade brasileira, ressaltando que tanto o europeu quanto o norte-americano tem prós e contras.

Na opinião do conselheiro, essa atuação da agência mais presente na Internet não interfere na norma 4/95, do antigo Ministério das Comunicações, do ponto de vista jurídico. Mas "talvez" poderia ser preciso alterar a LGT, seguindo os passos da revisão das concessões com discussão no Congresso. "Talvez essa gestão mais ampliada das funções da Anatel, algo que não se discute e questiona nos EUA e Europa, precise acontecer aqui para que ela atue de maneira apropriada", compara, ressaltando que isso não traria prejuízo no sistema de governança que o Brasil instituiu. "Não tem como um órgão regulador de telecom ser eficiente, efetivo na proposta de intervenção, se tiver afastado do mundo da Internet", reforça.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!