Ministro interino entrega kit da TV digital para beneficiários do Bolsa Família em Rio Verde

O secretário executivo e ministro das Comunicações interino, Francisco Ibiapina, entregou nesta segunda-feira, 19, na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, conversores digitais a beneficiários do Bolsa Família. O município foi escolhido para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV (switch-off), que está previsto para o próximo dia 29 de novembro, em função de critérios relacionados à localização, viabilidade técnica e renda per capita.

O desligamento do sinal analógico está condicionado à aferição de que 93% dos domicílios do município já tenham acesso à TV digital. O número de casas aptas a receber o sinal digital ainda não é conhecido, mas o presidente da Empresa Administradora de Digitalização (EAD), Antonio Martelletto, explicou que mais de 95% da população do município já têm conhecimento da mudança a partir das ações de divulgação.

Acompanhado do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, e do presidente da Câmara de Vereadores, Iran Cabral, o ministro interino valorizou a política de inclusão digital, promovida pelo Minicom em parceria com a Anatel, e os avanços que essa iniciativa trará para a população de todo o País.

Notícias relacionadas

"Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. A inclusão digital é uma das metas principais da gestão do ministro André Figueiredo", destacou Ibiapina. Figueiredo não foi à solenidade por estar na delegação da presidenta Dilma Roussett na viagem a Estocolmo.

"Esse marco tecnólogo mostra que o País está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sul-americano com sinal totalmente digital", completou o ministro interino, ao pontuar que a política tem como prioridade o foco social, sem gerar a exclusão de nenhuma cidadão.

Para o presidente da Anatel, João Rezende, "a TV digital é um ganho fundamental para o País, que terá um padrão internacional e inovador". "O cidadão, ao assistir pelo novo padrão da televisão, vai vivenciar uma nova experiência, pois a interatividade é diferenciada", lembrou.

"Ao longo do piloto de Rio Verde, percebemos que isso não é só uma mudança tecnológica, mas de evolução social. Para o sucesso desse processo, a parceria entre as esferas de governo e as empresas de comunicação é fundamental", acrescentou o representante da EAD, Antônio Martelletto. A empresa foi criada para coordenar o processo de transição do sinal e de entrega, até 2018, dos conversores para os cidadãos cadastrados no Bolsa Família em todo o País.

Nesse processo nacional de transição, a EAD garantirá também, a partir de suporte didático e campanhas de conscientização, que a população brasileira usufrua dos benefícios TV digital em sua plenitude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!