Virgin Mobile lançará operação no Chile com rede da Movistar

A Virgin Mobile Latin America anunciou que lançará serviços de telefonia celular como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) no Chile no primeiro trimestre de 2012, usando a rede local da Movistar, operadora controlada pela espanhola Telefónica. A Virgin acabou de receber a autorização para tal do órgão regulador chileno, a Subtel. O Chile será o primeiro país da América Latina a ter uma operação da Virgin Mobile. A empresa planeja estender sua atuação para toda a região dentro de 24 meses.

Notícias relacionadas
Em junho passado, quando comunicou seu interesse em operar na América Latina, a Virgin Mobile informou que pretendia focar em nichos de mercado. No anúncio feito nesta quarta-feira, 19, sobre a entrada no Chile, a companhia deixou claro que esse nicho será o público jovem, interessado em novas tecnologias e que procura por planos simples e mais baratos.

Análise

O acordo assinado com a Movistar no Chile pode ser o indício de um contrato continental da Virgin com a Telefónica para uso de sua rede em todos os países em que opera na América Latina. Hoje em dia, quando um player em telefonia móvel tem planos de atuar em toda a América Latina é comum bater à porta da Telefónica, na Espanha, ou da América Móvil, no México, em busca de uma parceria de proporções continentais, já que os dois grupos praticamente dividem o controle da região.

Atualização: A marca Virgin Mobile está presente em sete países (Austrália, Canadá, França, Índia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos) que somam cerca de 15 milhões de usuários. Nos EUA e no Canadá, a operadora virtual foi adquirida pela Sprint-Nextel e pela Bell Mobility, respecitvamente, que mantiveram o nome Virgin como uma marca adicional em seu portfólio de serviços.

A entrada na América Latina será feita em parceria com a Tribe Mobile, empresa dos fundadores do grupo FRiENDi, que opera MVNOs no Oriente Médio. Seu investimento na América Latina pelos próximos cinco anos é estimado em US$ 300 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!