UIT aprova WiMAX como padrão global de terceira geração

A tecnologia WiMAX foi aprovada como padrão de comunicação global para a terceira geração de telecomunicação móvel, informou a União Internacional de Telecomunicações, nesta sexta, 19, durante a Conferência Internacional de Radiocomunicação, em Genebra. Com a decisão, as empresas que obtiverem licenças para serviços móveis poderão escolher entre oferecer serviços de WiMAX para seus clientes, em lugar de tecnologias como UMTS e EDGE. O acordo foi firmado na noite de quinta-feira, depois que os negociadores derrubaram as barreiras de países contrários à inclusão de WiMAX no IMT-2000 para tecnologias móveis avançadas. É o caso da China, que gostaria de impor seu próprio padrão móvel para uso global.
?A tecnologia WiMAX tem atualmente potencial para atingir 2,7 bilhões de pessoas. E o anúncio de hoje expande esta possibilidade para uma população global significativamente maior?, afirmou o presidente do WiMAX Forum, Ron Resnick. Outra decisão importante que pode sair da mesma conferência é a atribuição da faixa de 3,5 GHz para serviços móveis, posição da qual o Brasil é favorável.

Impactos a serem avaliados

Notícias relacionadas

No Brasil, muitos executivos preferiram não comentar a decisão oficialmente, pois ainda a desconheciam. Defensores da tecnologia GSM mostraram-se céticos sobre o avanço do WiMAX, apesar da decisão da UIT, que consideraram teórica e longe da realidade comercial. Questionam por que as operadoras implantariam uma rede completamente diferente da que elas têm. Admitem que o investimento na infra-estrutura física não seria tão grande em relação aos padrões de terceria geração CDMA2000 e WCDMA. O problema seria com os terminais, não compatíveis com as redes que evoluíram até agora. Caberá à indústria avaliar quando a economia de escala compensará o investimento em terminais que contenham chip compatível com CDMA2000, WCDMA e WiMAX.
?Se o custo do terminal for três vezes mais caro (que as tecnologias concorrentes), o operador terá que ver se vale a pena investir ou não. Para o WiMAX, este reconhecimento como terceira geração é importante, mas não é o bastante. Falta o reconhecimento do mercado. É um desafio?, opinou o diretor regional para a América Latina do CDMA Development Group, Celedonio von Wuthenau. Para ele, não há risco de que o WiMAX arrebanhe mercado do CDMA2000, WCDMA, pois a tecnologia ainda tem que provar que é competitiva e que o negócio é viável. ?Tem que mostrar se compete ou se é complemento de rede?, desafiou Wuthenau.

Olho na Sprint

Todos também esperam para ver se dará certo o empreendimento da Sprint Nextel, terceira maior operadora celular dos Estados Unidos, que está investindo US$ 2,5 bilhões na implantação de uma rede banda larga WiMAX na faixa de 2,5 GHz, naquele país. Executivo de uma grande fabricante de infra-estrutura no Brasil questiona: ?Que operadora no Brasil está disposta a investir em 2,5 GHz para colocar WiMAX??. Para ele, a vitória com a decisão da UIT é da Intel, que teria percebido que seu trabalho para colocar equipamentos em 2,5 GHz seria de alcance limitado. Assim, teria trabalhado para conseguir levar o padrão para 3G. Vale lembrar que a Telefônica, por exemplo, ao comprar a TVA, levou as licenças de MMDS na faixa de 2,5 GHz, mas ainda não disse se pretende apostar no WiMAX.
E como explicou o WiMAX Forum, ?a decisão para aprovar a versão do WiMAX Forum IEEE Standard 802.16 como tecnologia IMT-2000, cria oportunidades para instalação global, especialmente dentro da banda 2,5-2,69 GHz.?
Há quem aposte ainda que os padrões CDMA2000 e WCDMA fiquem mais dedicados ao atendimento ao usuário pessoal, enquanto WiMAX ficaria destinado principalmente a pequenas e médias empresas, dependendo da infra-estrutura do mercado.
Saiba mais detalhes do que acontece no mundo em relação à tecnologia WiMAX, na revista TELETIME que circula em outubro e traz a cobertura do WiMAX World, evento realizado em Chicago, no final de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!