BSI lança solução africana de mobile banking

A brasileira BSI, que oferece sistemas para o mercado financeiro, está trazendo ao Brasil uma solução de mobile banking da Fundamo, empresa da África do Sul. Segundo o presidente da BSI, Karl Thieme, sua empresa foi procurada por diversos bancos em busca de uma solução simples de pagamentos e consultas via celular com transações não WAP para baratear o custo. ?Os bancos queriam soluções simples para o público pré-pago das classes B e C e até opções para pagamento para aqueles que não têm conta?, diz Thieme. A BSI foi achar essa solução na África com a Fundamo, empresa que conta com 20 milhões de clientes e atua também na Arábia Saudita, Filipinas, Índia e Canadá. Na África, pequenas lojas usam o sistema para prestar serviços bancários via celular, como se fossem ATMs, para clientes que não tem conta, cobrando uma pequena taxa por transação.
O sistema, que está disponível para os bancos brasileiros, é voltado para usuários pré-pagos e funciona para pagamentos, transferências e consultas a saldos com acesso por meio do menu do aparelho GSM. Utiliza um browser residente no SIMcard (SIMbrowser) que opera em uma freqüência especial para transmitir as informações para a operadora (e depois ao banco), a mesma que serve para autenticar o aparelho, recebendo a confirmação da transação via SMS. ?A questão de cobrar ou não pelo SMS será dos bancos?, diz Thieme. A BSI vai iniciar testes com duas instituições financeiras nas próximas semanas. O custo do sistema é de R$ 1 a R$ 2 por cliente anualmente.
Acreditando no potencial brasileiro de soluções móveis financeiras, a Fundamo e a BSI vão criar um centro de desenvolvimento de software em São Paulo para atender exclusivamente a esse mercado. A BSI atua a 16 anos no País e neste ano deve faturar entre R$ 90 milhões e R$ 100 milhões. A empresa têm como clientes o Itaú, Unibanco, Bradesco, ABN Amro, Embratel e Petrobrás, entre outros.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!