X interrompe uso da Cloudflare, indicam provedores de banda larga

Imagem: Danilo Paulo/Teletime

Pouco antes do novo horário limite determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para bloqueio dos recursos que permitiram o restabelecimento do X no Brasil, a própria plataforma interrompeu o uso da rede de distribuição de conteúdo Cloudflare, considerada pivô do episódio.

É o que relatam provedores regionais de Internet reunidos na Abrint. Durante os últimos testes sobre como proceder com a nova ordem de bloqueio do STF, verificou-se que o X apontava novamente para os IPs anteriores – bloqueados pelas operadoras desde o final de agosto.

"Ou seja, houve o cancelamento do Proxy Reverso e tudo voltou como antes, no bloqueio total", afirmou a Abrint, no fim desta tarde. Além da Cloudflare, as empresas EdgeUno e Fastly também eram objeto da ordem de bloqueio do STF.

Notícias relacionadas

A entidade de provedores regionais ainda alertou possíveis danos colaterais para provedores que tenham efetuado o bloqueio da Cloudflare – o que poderia gerar impacto em demais serviços, dado o caráter compartilhado das CDNs.

A ordem

Na última quarta-feira, 18, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, indicou uma nova lista de IPs a serem bloqueados pelas operadoras após o X utilizar redes de distribuição de conteúdo (CDNs) para driblar a suspensão vigente no Brasil. A Anatel apontou movimento deliberado da plataforma.

Já a empresa afirmou que o episódio foi acidental e prometeu retomar o bloqueio no Brasil, enquanto trabalha com o governo para restabelecer a plataforma no País de forma legal. No momento, a empresa estaria negociando a indicação de novos representantes legais no Brasil, indicou nesta quinta-feira a CNN.

plataforma X está bloqueada pelas operadoras no País desde 30 de agosto, por determinação do STF. A decisão ocorreu após a rede de Elon Musk se recusar a cumprir ordens judiciais de remoção de conteúdo e deixar de contar com representantes legais no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!