Regulamento de Obrigações de Universalização vai à consulta com metas de 4G

Banda larga

O Conselho Diretor da Anatel aprovou na reunião desta quinta-feira, 19, a proposta de consulta pública para a revisão do Regulamento de Obrigações de Universalização (ROU). As mudanças têm o objetivo de adequá-lo ao Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) IV, que foi aprovado em dezembro do ano passado. A proposta estabelece metas de acesso coletivo para áreas rurais, oferta por backhaul e acesso sem fio para prestação do serviço de telefonia fixa (no qual se mantém as metas de cobertura de 4G, apesar dos questionamentos da agência).

Entretanto, em sua análise, o relator Aníbal Diniz destaca que a regulamentação proposta até poderia ser dispensável. "Considero que a Anatel poderia realizar o acompanhamento das metas e obrigações previstas no PGMU IV sem as disposições contidas na proposta ora em análise, privilegiando, assim, uma atuação mais ampla e focada na regulação responsiva".

O conselheiro também argumenta que a aprovação do PLC 79 no Senado Federal pode mudar o contexto dessa proposta. Diniz diz que o novo modelo traz impacto no "cenário das obrigações de universalização, razões pelas quais entendo que até o momento da aprovação dessa proposta de regulamentação, que ainda vai passar pelo trâmites da Consulta Pública, análise das eventuais contribuições e pareceres, deva ser analisada a conveniência de sua finalização e publicação".

Notícias relacionadas

Obrigações

Para a implantação de acesso fixo sem fixo com suporte para conexão banda larga, conforme prevê o PGMU, a proposta é de que "as concessionárias do STFC na modalidade local devem realizar oferta pública da exploração industrial do Sistema de Acesso Fixo sem Fio que viabilize a oferta de conexão à internet por meio de tecnologia de quarta geração – 4G ou superior". A minuta também estabelece que "a obrigação prevista poderá ser cumprida por meio de tecnologia de terceira geração – 3G quando o grupo econômico da concessionária não dispuser de ofertas comerciais baseadas em tecnologia de quarta geração – 4G ou superior".

As prestadoras também deverão manter em suas páginas na Internet a relação das localidades atendidas na sua área de prestação do serviço juntamente com a informação de que estão contempladas com acessos coletivos, individuais e backhaul e/ou infraestrutura para atendimento. 

Para o item relativo às metas de acesso coletivo para as áreas rurais, a proposta é de que as concessionárias atendam às solicitações em um prazo máximo de 90 dias, mas com a possibilidade de fazer isso com a faixa de 450 MHz. Tanto que especifica que "caso a solicitação seja para um local sem cobertura, o início do prazo será contado da data de comunicação à Anatel do início da cobertura da região pela prestadora detentora das obrigações decorrentes do processo de outorga de Autorização de Uso das Subfaixas de Radiofrequência de 451 MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz ou em outra subfaixa de radiofrequência utilizada por ela para o cumprimento da obrigação de cobertura". Em relação aos Telefones de Uso Público (TUPs, ou orelhões), a proposta estabelece que "todas as solicitações de TUP devem ser atendidas, mediante solicitação, independentemente da distância física entre eles".

No que se refere ao backhaul, a proposta estabelece que as condições de comercialização devem obedecer aos critérios definidos no Regulamento de Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD).

As contribuições serão recebidas pelo período de 45 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!