Hitachi compra a Linear Equipamentos e assume o controle no início de outubro

A Hitachi assumirá o comando da Linear Equipamentos, empresa brasileira de transmissores e receptores de TV, no dia 3 de outubro. Segundo Carlos Fructuoso, diretor de marketing e um dos sócios da fabricante nacional de equipamentos, pela negociação a fabricante japonesa comprará a totalidade da Linear. Segundo o executivo, que não revelou o valor da transação, a chegada da Hitachi tem efeitos importantes na operação da empresa brasileira. Em primeiro lugar, a Linear passa a ter mais "fôlego" para oferecer financiamentos aos clientes. Vale lembrar que, com a digitalização da TV, o mercado de transmissores está bastante disputado no Brasil. Dois grandes fabricantes estrangeiros, a Harris e a Screen Service, já fincaram os pés no País, com plantas produtivas locais.

Notícias relacionadas
Outro ponto importante é que a atuação internacional da Linear também deve receber investimentos. "Alguns dos nossos produtos devem ser exportados, inclusive para o Japão, porque são complementares à linha da Hitachi", explica Fructuoso. "Inclusive já pediram o desenvolvimento de equipamentos no Brasil especificamente para o mercado internacional", completa.

Ampliação

Por fim, a Linear deve passar a produzir no Brasil equipamentos da Hitachi, ampliando sua área de atuação. Fructuoso cita a linha de câmeras profissionais, rádios microondas para contribuição e encoders de baixa latência. Recentemente a Linear adquiriu um segundo prédio, 50% maior que sua planta original, em Santa Rita do Sapucaí (MG). "Certamente teremos que usar as duas plantas", diz Fructuoso. A expectativa é que fábrica passe a produzir equipamentos não apenas da área de broadcast. "Ainda não está definido o que virá para o País. A Hitachi atua, por exemplo, na produção de equipamentos das centrais de controle de trens", complementa o executivo.

A Hitachi deve, gradualmente, passar a usar a sua marca nos produtos brasileiros. A marca Linear, no entanto, deve ser mantida nas linhas de produtos de transmissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!