A empresa de medições nPerf realizou um levantamento com as principais operadoras de banda larga fixa e telefonia móvel para verificar a velocidade média das conexões no País. Na comparação internacional, o Brasil ficou em primeiro lugar no grupo de países analisados pela firma quando o assunto é velocidade de download na Internet residencial.
A média de velocidade de download na banda larga fixa por aqui foi de 343 Mbps entre julho de 2023 e junho de 2024. Esse valor é maior que o registrado na segunda colocada Suíça (304 Mbps), Canadá (229 Mbps), Portugal (213 Mbps) e Reino Unido (195 Mbps).
Para a análise, a nPerf considerou 738 mil testes por usuário brasileiro único realizados na plataforma de medições da empresa das seguintes operadoras: Claro, Oi e Vivo.
Na velocidade de download com a banda larga fixa, Claro obteve o melhor desempenho entre 1º de julho de 2023 a 30 de julho de 2024: 391 Mbps. A Oi aparece em segundo lugar (333 Mbps), seguida pela Vivo (337 Mbps).
Já na velocidade média de upload, a Oi saiu na frente (225 Mbps), contra os 204 Mbps da Vivo e os 198 Mbps da Claro. Em paralelo, houve diferenças notáveis na latência das conexões obtidas por essas três operadoras. A Vivo teve 13 milissegundos (ms), enquanto Claro fechou o período com 23 ms e a Oi com 30 ms.
No cômputo geral, a Vivo também foi considerada pela nPerf a melhor Internet fixa do País quando levados em consideração demais critérios como navegação web e streaming no YouTube.
Internet móvel
Para a análise da qualidade da Internet móvel, a nPerf computou 512 mil testes únicos no Brasil com o aplicativo da empresa, realizados por usuários das operadoras Claro, TIM e Vivo – também entre 1º de julho de 2023 e 30 de junho de 2024.
Considerando as tecnologias 3G, 4G e 5G, a TIM obteve a melhor velocidade média de download no Brasil, com quase 75 Mbps. A rede móvel da Vivo obteve uma média de 71 Mbps no Brasil. Já a Claro registrou 65 Mpbs nesse indicador.
Por outro lado, a Vivo foi a que se saiu melhor entre as três operadoras nos quesitos velocidade de upload, latência, além da qualidade da experiência com navegação web e streaming de vídeo. "Vivo também é a operadora líder de navegação na web com uma taxa de eficiência de 46%, equivalente a um tempo médio de carregamento de página de 5 segundos", diz o estudo da nPerf.
Dessa forma, a operadora foi considerada a melhor Internet móvel no período, segundo os critérios de pontuação da empresa de medição.
O problema desses aplicativos e sites é que, por padrão, medem a taxa de transferência com um servidor local/regional (normalmente o mais próximo), o que na prática corresponde à última milha somente. Os serviços de provimento de internet no Brasil estão revendendo conexões a redes super saturadas. Saiu da localidade do usuário, a taxa de transferência cai 10 a 100 vezes em relação à contratada. Isso explica deficiências ou instabilidades em serviços de streaming, jogos, videoconferências e até abertura de páginas na web. Esses testes não medem isso via de regra, e as autoridades que se baseiam nos resultados deles enganam-se e enganam os usuários brasileiros.